Wagner Moura e O Agente Secreto vencem Globo de Ouro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A 83ª edição do Globo de Ouro, realizada neste domingo, 11, em Beverly Hills, foi mais uma noite histórica para o cinema brasileiro. O Agente Secreto, filme do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi vitorioso na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa e também Melhor Ator – Drama para Wagner Moura, a primeira vitória de um brasileiro nesta categoria. Não custa lembrar que em 2025 Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama por Ainda Estou Aqui.

Discurso de vitória de Wagner Moura ao vencer Globo de Ouro de Melhor Ator – Drama por O Agente Secreto
“Uau. Ok. Obrigado, Golden Globes. Meus colegas indicados, vocês são atores extraordinários e eu compartilho isso com vocês. Muito obrigado. Obrigado à [distribuidora] Neon e à minha equipe. Um obrigado especial a Kleber Mendonça Filho. Irmão, você é um gênio e é meu irmão; eu te agradeço por isso e por muitas outras coisas. O Agente Secreto é um filme sobre memória — ou a falta dela — e sobre trauma geracional. Eu acredito que, se o trauma pode ser transmitido através das gerações, os valores também podem. Então, este prêmio é para aqueles que estão mantendo seus valores vivos em momentos difíceis. Para Sandra, para nossos filhos, para nossa vida juntos: eu amo muito vocês.[Em português] E para todo mundo no Brasil assistindo a isso agora: Viva o Brasil! Viva a cultura brasileira! Muito obrigado.”
Wagner Moura ao vencer Globo de Ouro por O Agente Secreto
Discurso de vitória de Kleber Mendonça Filho ao vencer Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa com O Agente Secreto
“Muito obrigado. Eu adoraria mandar um ‘oi’ para todos que estão assistindo no Brasil. Olá, Brasil! Obrigado à Neon e ao Festival de Cannes. Gostaria também de agradecer à Vitrine Filmes, que fez de O Agente Secreto um blockbuster muito incomum lá no Brasil. Obrigado à nossa equipe e ao nosso grande elenco. Esta é apenas uma pequena parte desse grupo incrível. Obrigado, Wagner Moura — que ator! A melhor coisa é quando você tem um grande ator que também é um grande amigo; essa combinação é explosiva. Obrigado, Émilie [Lesclaux], minha produtora e parceira de vida. Martin e Thomas, espero que estejam vendo; estaremos com vocês em breve. Estou honrado de estar neste grupo de filmes internacionais e ao lado de grandes filmes dos Estados Unidos. Dedico este prêmio aos jovens cineastas. Este é um momento histórico muito importante para se fazer filmes, aqui e no Brasil. Jovens cineastas americanos: façam filmes. Muito obrigado.”
Kleber Mendonça Filho ao vencer Globo de Ouro por O Agente Secreto
Vencedores do 83º Globo de Ouro – 2025
Categoria – Vencedor
Melhor Filme – Drama Hamnet
Melhor Filme – Comédia ou Musical Uma Batalha Após a Outra
Melhor Direção Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra)
Melhor Ator – Drama Wagner Moura (O Agente Secreto)
Melhor Atriz – Drama Jessie Buckley (Hamnet)
Melhor Ator – Comédia ou Musical Timothée Chalamet (Marty Supreme)
Melhor Atriz – Comédia ou Musical Rose Byrne (Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria)
Melhor Filme em Língua Não Inglesa O Agente Secreto (Brasil)
Melhor Filme de Animação Guerreiras do K-Pop
Melhor Roteiro Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra)
Melhor Série – Drama The Pitt
Melhor Série – Comédia ou Musical O Estúdio
Melhor Minissérie ou Telefilme Adolescência
Melhor Ator em Série – Drama Noah Wyle (The Pitt)
Melhor Atriz em Série – Drama Rhea Seehorn (Pluribus)
Melhor Atriz em Série – Comédia Jean Smart (Hacks)
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


