Companhia Bife Seco e Petrobras lançam mostra no Festival de Curitiba para impulsionar a próxima geração de criadores

Cia Bife Seco e Petrobras querem impulsionar criação cênica no Festival de Curitiba com edital: inscrições de peças até 19/12/2025 © Rinaldo Franco Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Celebrando 15 anos de sucesso e inovação artística, a produtora Bife Seco une forças com a Petrobras para lançar um projeto de profissionalização de espetáculos e estímulo à criação: a Mostra Petrobras de Novos Bifes, uma iniciativa inédita que irá selecionar, investir, mentorear e estrear quatro novas obras no Festival de Curitiba, em 2026.

Com inscrições abertas até 19 de dezembro, a Mostra convida artistas, coletivos e companhias a apresentarem projetos originais para palco, sejam de espetáculos ou espetáculos musicais, que busquem poéticas contemporâneas de criação, dramaturgias autorais inovadoras e excelência na execução e montagem.

Faça a inscrição da sua peça!

Mostra oferece investimentos, mentoria e estrutura profissional para quatro espetáculos

A Mostra Petrobras de Novos Bifes nasce de um encontro potente: de um lado, a Bife Seco, reconhecida por sua ousadia estética, originalidade dramática e impacto formativo; de outro, a Petrobras, que amplia sua atuação com o maior investimento já feito pela empresa em cultura, com um objetivo claro de descentralizar o apoio e alcançar projetos de todo o país.

Pensada como uma plataforma de amadurecimento criativo, a Mostra oferece aos artistas o ambiente, tempo e suporte necessários para que suas obras alcancem pleno resultado. Serão selecionados quatro espetáculos em estágio de desenvolvimento, que receberão investimento direto e estrutura profissional para ensaio e montagem.

Mais do que selecionar projetos, queremos descobrir a energia criativa de novos criadores e oferecer a eles estrutura e visibilidade. A cena teatral brasileira é cheia de potência. O que falta, muitas vezes, é o investimento para que essa potência brilhe”, destaca o produtor e idealizador da mostra, Sávio Malheiros.

Curadoria reúne nomes de destaque nacional: Miguel Arcanjo, Maite Schneider e Beatriz Lucci


Para realizar a curadoria e seleção da Mostra Petrobras de Novos Bifes, a Bife Seco convidou um time de destaque, incluindo personalidades de relevância nacional nas artes:


Miguel Arcanjo (Jornalista, Crítico e Pesquisador): Um dos mais influentes jornalistas culturais do país, criador do Blog Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura. Autor de análises e reportagens no Brasil e no exterior, é jurado de premiações como APCA, Jabuti, Bibi Ferreira e Prêmio Governador do Estado.

Maite Schneider (Atriz, Ativista e Referência em Diversidade): Atriz e cofundadora da plataforma TransEmpregos, é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em acessibilidade, inclusão e representatividade. Atua como uma das principais vozes brasileiras na promoção da diversidade nas artes.

Beatriz Lucci (Diretora, Dramaturga e Pesquisadora): Formada pela The American Musical and Dramatic Academy, integra a nova geração de encenadoras brasileiras. Foi diretora residente de nomes como Miguel Falabella, João Fonseca e Moacyr Góes, destacando-se pela pesquisa em linguagem cênica e musicais de grande porte.

Juntos, os três formam um eixo curatorial que equilibra rigor artístico, diversidade, pesquisa e contemporaneidade, assegurando que a Mostra se torne um marco na descoberta de novas vozes da cena.

“É uma iniciativa concreta de valorização do processo, e também do produto final. A mostra quer incentivar novas dramaturgias e modos de criar, além de colocar esses jovens artistas em contato com críticos, programadores e palcos de todo o Brasil”, afirma Dimis, diretor artístico da Bife Seco.

bifeseco.com.br

palace of liberty in curitiba in brazil
Curitiba, Paraná – Photo by Ana Pimentel on Pexels.com

Projeto impulsiona novos criadores com estreia garantida no Festival de Curitiba


Os projetos selecionados pela Mostra Petrobras de Novos Bifes terão acesso a um conjunto robusto de incentivo que transforma ideias em obras prontas para o palco. Entre os benefícios, destacam-se:

·        Investimento direto na montagem, garantindo condições reais de produção

·        Acompanhamento artístico, com a premiada equipe da Bife Seco para pensar dramaturgia, direção, música, elementos visuais, comunicação e marketing

·        Consultorias individuais, com artistas convidados para fortalecer as singularidades

·        Apoio na estrutura e produção, oferecendo sustentação técnica e organizacional

·        Ensaios, laboratórios e imersões criativas, ampliando a qualidade do processo

·        Estreia garantida no Festival de Curitiba 2026, um dos maiores palcos da América Latina, com visibilidade nacional e acesso a críticos, programadores e o grande público

“Cada grupo selecionado receberá um investimento total equivalente a R$ 80 mil, somando aporte financeiro, mentorias, suporte, comunicação e temporada. Nosso compromisso é oferecer condições reais de criação, para que novos criadores possam sonhar grande e realizar.” conclui Sávio Malheiros.

Celebrando 15 anos, companhia curitibana Bife Seco é selecionada entre mais de 8 mil projetos

Ao longo de sua trajetória, a Bife Seco se consolidou como uma das produtoras mais importantes e inventivas da Região Sul. E para celebrar essa história, a Petrobras entra como patrocinadora oficial de um gigantesco projeto de aniversário.

Dentre mais de 8000 projetos nacionais inscritos no edital Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, a Bife foi uma das 30 selecionadas no eixo Ícones da Cultura Brasileira, ao lado dos maiores artistas e grupos do país. E agora esta parceria se inicia com a primeira ação do projeto, a Mostra Petrobras de Novos Bifes.

Ao completar 15 anos, a Bife Seco reforça o compromisso de incentivar a criação autoral, fortalecer a profissionalização do setor e impulsionar a carreira de novos talentos, pilares que baseiam a produtora desde sua fundação.

Sobre a Bife Seco 

A Bife nasceu para criar universos únicos e narrativas inesquecíveis em múltiplas plataformas, capazes de encantar, despertar emoções, promover debates e transportar o público para lugares novos. Fundada em 2010, a produtora completa 15 anos em 2025 com uma trajetória marcada pela excelência. Ao longo desse tempo, produziu espetáculos, curtas, musicais, livros, séries e podcasts, conquistando 30 prêmios nacionais, o reconhecimento dos principais críticos e veículos especializados, além de participar de festivais renomados.

Nos palcos, destacam-se as montagens de “Vivienne”, “Peça Ruim” e “Humanismo Selvagem”, além dos musicais “Terrível Incrível Aventura” e o “O Fantasma de Friedrich”. No universo digital, produziu as áudio séries “País do Futuro 2024” e “Selvageria”, que somam mais de 400 mil ouvintes e foram indicados pela plataforma Deezer na lista dos melhores podcasts do ano.

E o futuro reserva mais histórias para contar. Com patrocínio oficial da Petrobras, a Bife prepara um projeto gigante de aniversário, incluindo o lançamento da segunda temporada de “País do Futuro”, a circulação nacional do espetáculo “O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk” e a estreia do novo musical “O Vampiro Vilmar – Um Transmusical Eletrônico”.

Serviço:
Mostra Petrobras de Novos Bife no Festival de Curitiba 2026
Inscrições: 
1º até 19 de dezembro de 2025
Formulário: www.bifeseco.com.br
Formato: Seleção de 4 espetáculos autorais para palco
Linguagens: Teatro • Teatro Musical • Artes Cênicas Contemporâneas
Participação: Gratuita
Realização: Bife Seco + Petrobras
Informações: [email protected]
Instagram: @bife_seco

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *