Brunno Almeida Maia lança livro Tempos de Exceção no CPF Sesc

Brunno Almeida Maia lança livro Tempos de Exceção © Keithy Alves XVII Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O livro Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo (Editora Cosmos, 2025), de Brunno Almeida Maia, pesquisador pela USP, é lançado nesta quarta, 10 de dezembro, às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc).

A obra reúne 23 ensaios sobre filosofia, moda, política, cultura e os desafios da vida contemporânea. O livro propõe reflexões sobre alienação, memória, tempo e formas de habitar o mundo, oferecendo uma leitura crítica e instigante do presente.

O lançamento contará com a presença do autor, acompanhado da palestra “Da exceção à delicadeza: um princípio esperança” , da filósofa Olgária Matos, autora do prefácio do livro. O público é convidado a conhecer o livro e a refletir com os autores sobre os diversos tempos de exceção que atravessamos.

Interessados em participar podem se inscrever neste link: https://www.sescsp.org.br/programacao/autografias-tempos-de-excecao-ensaios-sobre-o-contemporaneo/

Brunno Almeida Maia é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com pesquisa sobre moda e arquitetura. Mestre em Filosofia pela UNIFESP, atua como curador, pesquisador e docente em instituições culturais e acadêmicas. Destacam-se suas curadorias na Casa Museu Eva Klabin, Casa Museu Ema Klabin, Sesc Avenida Paulista e no CPF-Sesc-SP, além de sua participação no Grupo de Práticas e Estudos em Curadoria (GPEC/FAU-USP). É autor do livro O Teatro de Brunno Almeida Maia (2014) e contribui com capítulos em obras coletivas.

Olgária Matos é filósofa brasileira, professora titular aposentada da Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui doutorado pela USP, pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) e livre-docência na USP. Recebeu o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 1990 por sua tese Os arcanos do inteiramente outro: a Escola de Frankfurt, a melancolia e a revolução (Brasiliense, 1989).

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *