Zé Manoel lança clipe Coral, filmado em Pernambuco

Zé Manoel lança clipe Coral, filmado em Pernambuco © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Após o sucesso do álbum Coral, indicado ao Prêmio Arcanjo 2024, o cantor, compositor e pianista Zé Manoel apresenta o clipe da faixa-título, uma obra audiovisual que traduz em imagem a essência poética, espiritual e sensorial do disco. Dirigido por Tiago Di Mauro, com apuro estético e olhar cinematográfico, o vídeo revela o artista em estado de vulnerabilidade e reconexão: entregue à natureza e à própria arte.

Mais do que uma representação literal, o corpo surge como símbolo de retorno à origem, um gesto de despojamento e verdade. O registro audiovisual reflete o desejo de se despir de camadas sociais, estéticas e simbólicas — revelando o corpo como território sagrado, casa da voz e da memória ancestral.

“O corpo é o meu primeiro instrumento. Antes de qualquer canto, há o silêncio e o som da pele. O clipe de Coral é um ato de reconciliação com a própria natureza. É um renascimento, uma oferenda às águas e às minhas origens”
Zé Manoel.

Filmado em Pernambuco, o clipe equilibra a força do corpo e a leveza da água, evocando imagens de nascimento e transcendência. As cores do vídeo – entre o azul profundo e o vermelho e os reflexos dourados – dialogam com o imaginário das águas e dos corais, símbolos recorrentes na obra de Zé Manoel, onde o Atlântico é território de memória, travessia e cura.

Com direção de arte minimalista e fotografia sensorial, Coral se insere na linhagem das obras visuais que tratam o corpo negro com dignidade, beleza e espiritualidade. O clipe é, acima de tudo, uma meditação sobre o ato de existir plenamente — um corpo que canta, sente e resiste.

O lançamento marca mais uma etapa da trajetória de Zé Manoel, artista reconhecido pela profundidade de sua obra e pela fusão entre a música popular brasileira, a linguagem orquestral e as raízes afro-diaspóricas.

🎧 O álbum Coral pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming.

Clipe CORAL, de ZÉ MANOEL

Ficha técnica

Direção: Tiago Di Mauro @ticodimauro
Produção: Ana Luiza Campos & Tiago Di Mauro
Cinematografia: Maoma Faria
Assistente de Direção: Roberta Moraes
Edição: Deniz Kavalali
Som Direto: Alex Guterres
Mix: Albérico Júnior
Finalização e Cor: Lucas Raion
Arte Gráfica: Natália Arjones

Com Participação Especial do Samba de Véio da Ilha do Massangano:
Manoel Antônio dos Santos
Wesley Júnior de Oliveira
Maria Cecília Diniz
Maria Clara Caldas
Paulo José dos Santos
Maria Francisca Claro
Bertulina Cristina Amaral
Maria de Fátima Paz
Manoel Messias Paz
Nicolas Ravy Silva
Arlete de Oliveira
Júlio César de Oliveira
Gildete de Oliveira
Ana Júlia de Oliveira
Isabelle de Oliveira
Ronaldo José dos Santos
Antônio Pedro de Oliveira
Lucas Gabriel dos Santos
Elizandra de Oliveira
Célia Regina da Silva
Ailton de Oliveira
Eva de Oliveira
Felix Manoel Ubaldo

Patrimônio Vivo de Pernambuco – Rio São Francisco – Petrolina

Coral, de Zé Manoel

Voz e Piano: Zé Manoel
Efeitos, Juno e Reamps: Luisão Pareira
Jupiter, Mellotron, Voyager, Prophet e EMS Poly: Habacuque Lima
EMS Poly e Júpiter: Gabriel Nascimbeni
Foley: Samuel Bordon

Produzido por Luisão Pereira e Bruno Morais

Gravado por Luisão Pereira e Albérico Júnior, no estúdio Carranca; Habacuque Lima e Gabriel Nascimbeni nos estúdios Trampolim e Sound Department; Pipo Pegoraro no estúdio Toca do Tatu e Alexandre Fontanetti no estúdio Space Blues.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *