A Palma estreia sob fortes aplausos no Instituto Capobianco com olhar poético para a vida artística

A Palma estreia sob fortes aplausos no Instituto Capobianco com Gilda Nomacce, Donizeti Mazonas e Verónica Valenttino dirigidos por Mariano Mattos Martins © Rafa Marques para Miguel Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com um elenco talentoso e uma direção poética, o espetáculo A Palma estreou sob fortes aplausos no Instituto Capobianco na última sexta-feira, 21 de novembro, em São Paulo. O espetáculo marca a finalização de uma residência artística da mundana companhia na instituição cultural do centro paulistano e pode ser visto até 1º de fevereiro, com sessões sextas e sábados, 20h, e domingos, 18h, com recesso de fim de ano entre 22 de dezembro e 15 de janeiro e ingressos na Sympla. A montagem tem um prestigiado elenco: Gilda Nomacce, atriz de sucesso do cinema brasileiro, Verónica Valenttino, atriz e cantora pioneira na representatividade trans nos grandes musicais, e Donizeti Mazonas, ator com sólida carreira nos palcos. A obra conta a saga teatral da atriz Vânia Souto, vivida por Gilda. A dramaturgia, escrita a quatro mãos por Claudia Barral e Marcos Barbosa, a partir do argumento de Mariano Mattos Martins, que estreia na direção teatral com este espetáculo, oferece ao público uma viagem vertiginosa e pungente ao ofício do ator. A obra questiona a sobrevivência artística em meio a temas contemporâneos como fama e adoecimento profissional. A direção de Mariano Mattos Martins conduz o público por um universo onírico e fragmentado, misturando comicidade e desolação. A peça é uma profunda reflexão sobre a potência do sonho e o desejo incessante de estar em cena, reafirmando o teatro como um espaço sagrado de invenção e também de reflexão. O Blog do Arcanjo esteve na estreia e mostra os bastidores em fotos exclusivas de Rafa Marques.

A Palma estreia no Instituto Capobianco sob fortes aplausos; Blog do Arcanjo mostra atores e bastidores

A Palma estreia com sucesso no Instituto Capobianco e Miguel Arcanjo mostra quem aplaudiu

A PALMA

De 21 de novembro de 2025 a 01 de fevereiro de 2026 (com recesso entre 22 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026)
Sextas e sábados às 20h. Domingos às 18h.
Instituto Capobianco – Rua Álvaro de Carvalho, 97, São Paulo – São Paulo @institutocapobianco
Duração: 80 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Vendas dos ingressos pela Sympla R$30,00 [inteira] R$15,00 [meia entrada] Lotação: 57 pessoas

Atividade Paralela: Palestra com os dramaturgos

Sonhos, delírios e ficções: a construção de Personagens de A Palma

No dia 27 de janeiro de 2026, terça-feira, das 19h às 22h, no Instituto Capobianco, Marcos Barbosa e Cláudia Barral realizam palestra gratuita sobre a criação dramatúrgica de A PALMA. O encontro aborda pesquisa, personagens, enredo, diálogos e relação texto-cena, incluindo exemplos práticos e conversa final com o público.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *