Súbita Companhia de Curitiba celebra 18 anos com dois solos em São Paulo

Súbita Companhia apresenta dois solos em SP com Pablito Kucarz e Maíra Lour © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Súbita Companhia, um dos coletivos teatrais mais atuantes do Paraná, chega a São Paulo com com dois espetáculos ainda inéditos na cidade no ano em que comemora 18 anos de trajetória. “Dito” e “O medo da morte das coisas” são dois solos autoficcionais da companhia curitibana.

“O medo da morte das coisas” solo de Maíra Lour, marca seu retorno aos palcos como atriz depois de muitos anos à frente da direção dos espetáculos do grupo. A obra investiga a durabilidade e a necessidade de manutenção das coisas e das relações. O solo mostra uma mulher que dança e revela suas memórias em um apartamento antigo que apresenta marcas de desgaste do tempo e precisa de cuidados. Ao observar as manchas, o mofo, as rachaduras e vazamentos ela se volta para dentro de si e se confunde com aquele lugar.

“Dito” parte da dramaturgia escrita por Pablito Kucarz, que coloca em perspectiva as narrativas de um pai e um filho e abre uma possibilidade ficcional de diálogo entre eles. Na peça, o ator investiga sua própria trajetória através do espelhamento com a história de seu pai. As diferenças que os afastam e que os aproximam, a herança genética e o laço delicado que define uma relação entre dois homens, um pai e um filho. O espetáculo é o segundo solo do ator, que em 2019 estreou “O Arquipélago”, sendo indicado ao Troféu Gralha Azul na categoria de Melhor Ator.

Dito + O medo da morte das coisas, da Súbita Companhia, em SP

“Dito”, solo de Pablito Kucarz e “O medo da morte das coisas”, solo de Maíra Lour

20 a 30 de novembro de 2025 | Qui a Sáb 20h30 | Dom 19h
Teatro Arthur Azevedo (Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP, 03115-020)
Entrada gratuita
Reservas através do link https://www.sympla.com.br/evento/dito-o-medo-da-morte-das-coisas-da-subita-companhia/3171528
Classificação indicativa: 16 anos
Duração de cada um dos solos – 60 minutos
* Os espetáculos serão apresentados em sequência
* A apresentação do dia 27/11 contará com tradução em LIBRAS
* A apresentação do dia 29/11 contará com recurso de audiodescrição

Oficina

Dias 28 e 29 – OFICINA | Criação de Solos com Maíra Lour e Pablito Kucarz
A partir de procedimentos utilizados no processo de criação dos espetáculos solos da Súbita Companhia de Teatro, como composição de cenas e exercícios de escrita, faremos propostas coletivas que nos provoquem para a criação solo e que tragam à cena pontos de reflexão sobre: como começar; quais investigações possíveis para encontrar temas ou propostas estéticas que dialoguem com nossos desejos artísticos; como entender autoria; reconhecimento de potências de cena; criação de dramaturgia autoral; o corpo como lugar de acontecimento cênico; qualidade de feedbacks coletivos; quais disparadores poéticos específicos para cada proposta; relação direção-atriz/ator; relação entre poético/político/estético.

Público alvo: artistas do teatro e da dança, estudantes e interessados em processos de criação em artes cênicas.
Dia 28 de novembro (sex) | 13h às 16h
Dia 29 de novembro (sáb) | 13h às 16h
Teatro Arthur Azevedo (Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP, 03115-020)
Inscrições gratuitas até 23/11 através do link: https://forms.gle/nze2VyGdRJYRKGTZ7

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *