Elã prorroga temporada no Teatro de Contêiner por sucesso de público

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Elã é o mais recente trabalho da Cia. Mungunzá de Teatro, dirigido por Isabel Teixeira. O espetáculo estreou no Sesc Pompeia e agora prorroga temporada no Teatro de Contêiner, de 20 de novembro a 30 de novembro, com sessões às sextas e segundas-feiras, às 20h; aos sábados, às 19h e aos domingos, às 11h, devido ao sucesso de público.
A dramaturgia foi criada pelos sete integrantes da companhia – Léo Akio, Lucas Beda, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias – e por Dilma Correa, convidada para este trabalho (mãe dos atores Marcos e Pedro). O método de criação foi A Escrita na Cena®, desenvolvido e registrado por Isabel Teixeira.
A trama costura as oito histórias criadas de forma coletiva, a partir da pulsão individual de cada artista. As histórias se passam em diferentes linhas espaço-temporais, que vibram simultaneamente. São elas:
Um andarilho, dentro de um jogo de videogame, através dos diferentes tempos da linha da sua vida, tenta se livrar de uma herança ancestral deixada pelo seu pai.
Um ator – vendedor de morangos – tenta convencer uma renomada diretora a dirigir seu próximo espetáculo, incluindo sua mãe no elenco.
A mãe entra no espetáculo dirigido pelo filho e, cena após cena, vai se libertando do papel que lhe foi imposto.
Uma mulher, após construir uma família de alta performance, decide matar a família, para realizar seu sonho de ser cantora de boate, honrando sua avó, vítima da Guerra Civil Espanhola.
Uma mãe, enquanto enfrenta o luto e cria os filhos, reacende a sexualidade reprimida em suas ancestrais, através de uma retomada do poder feminino.
Um homem descobre, na morte, o maior empreendimento capitalista de todos os tempos: a empresa “Animador de Velórios”.
Uma mulher, convencida de ser uma aranha tecendo o destino do mundo, tenta impedir uma explosão, voltando no tempo e manipulando cada passo dos envolvidos.
Um homem-bomba, ao se explodir, deixa pistas para sua filha, guiando-a por um outro olhar sobre o mundo.
Elã, uma produção da Cia. Mungunzá de Teatro a partir do Livro de Linhas
Temporada: de 20 de novembro a 30 de novembro de 2025
Às sextas e segundas, às 20h; aos sábados, às 19h*; aos domingos, às 11h
Teatro de Contêiner – R. dos Gusmões, 43 – Santa Ifigênia, São Paulo
Ingressos: Gratuitos
Retirada de ingresso via plataforma Sympla – https://www.sympla.com.br/produtor/teatrodeconteiner
Ingressos presenciais distribuídos 1h antes de cada sessão.
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos
Acessibilidade: espaço acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


