★★★★ Crítica: Mitologia Tropikal valoriza cultura afro-indígena com o Projeto Crioulos

Mitologia Tropikal tem sessões gratuitas no Teatro Aflredo Mesquita © Felipe Gabriel Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por RUNAN BRAZ
Especial para o Blog do Arcanjo

★★★★
MITOLOGIA TROPIKAL
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Runan Braz

Qui a sáb, 20h, dom, 19h – Teatro Alfredo Mesquita – Grátis até 16/11/2025
@projetocrioulos

Mitologia Tropikal, do coletivo Projeto Crioulos, propõe uma audaciosa vivência teatral para adulto não dormir, unindo elementos narrativos do folclore brasileiro com forte crítica política e social, tudo isso embalado por um potente rock indígena no palco. Em cartaz gratuitamente no Teatro Alfredo Mesquita (Av. Santos Dumont, 1770), São Paulo, até 16 de novembro, a peça é realizada por meio do Programa de Fomento ao Teatro da Prefeitura de São Paulo. As sessoes são de quinta a sábado, 20h, e domingo, 19h.

O coletivo, majoritariamente composto por atores negros, celebra quatro anos em 2025 e estreia sua terceira peça sob a direção e dramaturgia de Caio D’aguilar e direção de produção de Tayna Marquezone. O espetáculo se destaca pela coragem estética, criatividade visual e falas emocionantes que abordam temas sociais e políticos marcantes, como violência e exploração.

Com originalidade, a peça evita o óbvio ao traçar um paralelismo entre o Brasil Colônia (Escravidão) e a atualidade (uberização e precarização do trabalho), comparando a mentalidade do Senhor de Engenho com a de um CEO de bigtech ganancioso.

A consultoria histórica de Joaci Pereira incorpora figuras do folclore brasileiro (Saci, Yara, Negrinho do Pastoreio, Curupira) e dos passado (bandeirantes e Sinhá) em diálogo com personagens contemporâneos, como empresários e o cidadão comum afro-indígena evangélico.

Ainda sobre elementos culturais, a coreografia e movimentos circulares, em referência a cantigas populares e danças afro brasileiras dão mais vida à dramatização no palco e ao redor plateia, provocação corporal de Julia Brandão e movimentos feitos com primazia por todo o elenco: Ilunga Malanda, Diogo Cintra, Taynã Marquezone, Caio Daguilar, André Rosa, Priscila Rosa, Julia Brandão e Leandro Flores.

A atmosfera do palco se torna mais envolvente ao enredo com a concepção sonora da banda Urucum e a DJ Saskia Peter, trazendo uma metal rock com cantos indígenas que satiriza e dá mais criticidade às mensagens do texto. Já o figurino e iluminação são destaques e alimentam ainda mais o dualismo com roupas das lendas brasileiras reproduzindo com originalidade e criatividade, e caracterizações que levam olhos de neon. A iluminação de Renato Banti retrata bem o sentimento dos personagens conforme os momentos da história, além de harmonizar com os figurinos de Mariana Paes.

Mitologia Tropikal é um interessante trabalho de resgate da cultura afro-indigena brasileira e uma narrativa satírica e que provoca o espectador com a reflexão sobre os agentes sociais e suas suas crenças e valores enraizados.

★★★★
MITOLOGIA TROPIKAL
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Runan Braz

Qui a sáb, 20h, dom, 19h – Teatro Alfredo Mesquita – Grátis até 16/11/2025
@projetocrioulos

Ficha Técnica
Direção e Texto: Caio D’aguilar
Consultor Histórico: Joaci Pereira
Provocador de Dramaturgia: Kenan Bernardes
Provocadora Corporal: Julia Brandão
Elenco: Ilunga Malanda, Diogo Cintra, Tayna Marquezone, Caio Daguilar, André Rosa, Priscila Rosa, Julia Brandão, Leandro Flores
Banda URUKUM: Brew Kambiwá, Vits Iglesias, Panda
DJ/Sonoplasta: Saskia Peter
Criação e Operação de Luz: Renato Banti
Operação de Projeção: Renato Banti
Concepção Sonora: Banda URUKUM, Caio D’aguilar, Saskia Peter
Técnico de Som: Arthur Maia
Figurinos: Mariana Paes
Cenografia e Cenotécnico: Edelsioela Denecir
Direção de Produção: Tayna Marquezone
Designer de Artes e Projeção: Genilson Junior
Fotografia e Vídeo: Felipe Gabriel
Assessoria de Imprensa: Rafael Ferro e Pedro Madeira

Serviço: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770, São Paulo (Metrô Portuguesa-Tietê). Temporada: 30/10 a 16/11/2025. Sessões: quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h. Entrada gratuita (ingressos distribuídos 1 hora antes).

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *