Samuel de Assis faz solo E Vocês, Quem São? no Teatro Porto no Dia da Consciência Negra

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o ator Samuel de Assis faz apresentação especial de E Vocês, Quem São? no Teatro Porto, às 19h. O solo cutuca a pergunta que importa, quem tem o direito de narrar o Brasil, e por que tanta gente ainda tenta calar quem viveu a história na pele.
Em cena, Samuel expõe a normalidade que o país naturalizou, o racismo estrutural como paisagem. Quando questionado sobre o que ainda impede que a arte negra ocupe plenamente o lugar de fala e de escuta, ele mira no essencial.
“Eu acho que o que impede é falta de espaço mesmo. Primeiro de tudo é falta de espaço e segundo é falta de planejamento, sabe? As pessoas ainda não querem ver. Claro que já tem muita melhora, já tá muito melhor, mas isso é tudo dentro da nossa bolha, que vive a cultura brasileira, sabe? Vive, tem acesso à educação, mas as pessoas que não têm acesso à educação e à cultura, elas ou fingem, ou elas não querem de fato ver o racismo estrutural que a gente vive, ou elas não têm acesso mesmo pra conseguir acompanhar isso, sabe? A gente acha que o normal é esse. E o racismo estrutural é essa normalidade na nossa educação. O país foi construído em cima desse racismo estrutural. Então é difícil você desestruturar isso, essa pseudo normalidade. Isso que impede que a arte negra ocupe plenamente o lugar de fala e de escuta. Que não é nem que merece, é que precisa ocupar no país.”
O texto de Jonathan Raymundo, lapidado por Samuel diante do espelho, relê a história e puxa Machado de Assis para o centro, devolvendo ao autor a pele e o lugar real que a versão oficial tentou embranquecer. A cenografia de Márcio Macena é minimalista, um coração humano em cena, gesto de colocar o próprio coração nas mãos da plateia. Com trilha executada ao vivo por Cauê Silva e Leandro Vieira, direção musical de Larissa Luz e do coletivo Os Capoeira, a obra costura ritmos, vozes e batidas que ecoam ancestralidade. Os figurinos são da marca baiana Meninos Rei, de Junior Rocha e Céu Rocha.
Sobre o clima desta sessão no Teatro Porto, Samuel antecipa, “é sempre uma apresentação muito especial. A gente sempre tem um convidado, sempre faz coisas novas, sempre pensa coisas mais legais e coisas inovadoras para fazer. Então vai ser muito emocionante.”
Serviço:
20 de novembro de 2025 (quinta), às 19h
Teatro Porto – Al. Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, São Paulo
Ingressos: www.sympla.com.br/teatroporto
Plateia R$ 100 | Balcão e frisa R$ 80
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


