Hair abre o BTG Pactual Hall em São Paulo

Drayson Menezzes, Eduardo Borelli e Rodrigo Simas celebram sucesso de Hair no BTG Pactual Hall em São Paulo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com a nova montagem do icônico musical Hair, o BTG Pactual Hall foi inaugurado em Santo Amaro, São Paulo, ocupando o local anteriormente pertencente ao Teatro Alfa, que encerrou suas atividades em 2022. O novo empreendimento cultural, resultante de um investimento de R$ 12 milhões em reforma, adiciona um potente espaço de apresentações à região sul de São Paulo.

O espaço principal dispõe de capacidade para 1.110 espectadores. Está prevista para 2026 a abertura de uma segunda sala, com 200 lugares, a qual se destinará a espetáculos de menor formato.

Abertura do BTG Pactual Hall © Caio Gallucci Divulgação Blog do Arcanjo 2025

O teatro foi reaberto ao público com a estreia do musical Hair, que iniciou sua temporada em 24 de outubro. A programação inicial inclui também o musical Vozes Negras, previsto para estrear em 4 de novembro. Ambas as produções estão sob a gestão da Aventura, que também é responsável pela administração do BTG Pactual Hall.

Na abertura do espaço, Luiz Calainho e Aniela Jordan, sócios da Aventura, celebraram a volta de Hair, lembrando que o musical é um manifesto contra a guerra. “Apoiar a cultura do Brasil é apoiar o Brasil. A sociedade se torna saudável se ela consome sua cultura. Promover essa imensa riqueza que o Brasil tem é um soft power da nossa nação, da nossa sociedade”, disse André Esteves, presidente do conselho e sócio sênior do BTG Pactual. Já Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, afirmou que a inauguração é uma “manifestação de apoio à cultura brasileira”.

O BTG Pactual Hall é concebido como um centro para múltiplos formatos de apresentação, incluindo shows, concertos, peças de teatro, balés e stand-ups. Em relação a iniciativas sociais, o projeto contempla a oferta de cursos de formação gratuitos para profissionais da economia criativa a partir de 2026.

Cena do musical Hair, em cartaz no BTG Pactual Hall © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Hair é marco do teatro musical

O musical Hair é um ícone e uma das principais referências do movimento cultural e comportamental hippie, que mudou o mundo nos anos 1960 e 1970. Após estrear em um pequeno teatro off-Broadway em 1967, o musical se tornou um acontecimento teatral sem precedentes, deu origem a um filme homônimo, a uma série de montagens ao redor do mundo e gerou uma legião de fãs de diversas gerações.

Sob direção de Charles Möeller & Claudio Botelho e produção da Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho, o espetáculo, que é apresentado pelo Ministério da Cultura e BTG Pactual, via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da B3, Riachuelo e Odontoprev, e apoio da Beyond The Club São Paulo, estreou em julho no Rio de Janeiro e agora chega a São Paulo inaugurando o BTG Pactual Hall.

No palco, um elenco de 30 atores dará vida a uma série de canções que ultrapassaram as fronteiras do teatro e se tornaram hits mundiais, como ‘Aquarius’ e ‘Let the Sunshine in’. Autores do texto, Gerome Ragni e James Rado levaram três anos para chegar ao resultado de ‘Hair’. Durante o período, eles absorveram as inúmeras referências e as rápidas transformações que o mundo vivia. Galt MacDermot se uniu à dupla no final de 1966 e, em apenas três meses, compôs toda a música do espetáculo, cuja sonoridade também remetia ao inconsciente coletivo jovem da época. Um terço do elenco veio das audições abertas, que atraíram milhares de inscritos de todo o Brasil no início deste ano.

Protagonizado por Rodrigo Simas (Berger) e Eduardo Borelli (Claude), o elenco conta ainda com Estrela Blanco (Sheila), Thati Lopes (Jeannie), Drayson Menezes (Hud), Giovanna Rangel (Crissy), Beatriz Martins (Dionne), Pietro Dal Monte (Woof), Thuany Parente (Sarah), Vinicius Cafer (Peter), Wagner Lima (Margaret Mead) e Rafa Vieira (Hubert), além de Gabi Porto, Murilo Armacollo, Celso Luz, Milena Mendonça, Vicenthe Delgado, Gabriel Vicente, Andreina Szoboszlai, Caio Nery, Carol Lippi, Felipe Mirandda, Fiu Souza, Gabriel Querino, Henrique Reinesch, Kabelo, Karine Bonifácio, Lola Borges, Lolo Fraga e Tai Martins.

Símbolo máximo do movimento hippie, Hair é um reflexo do turbilhão de acontecimentos do final dos anos 1960, com a busca por novas experiências, o amor livre e o rock psicodélico. Tornou-se também uma resposta a um mundo que se indignava com os horrores da segregação racial e com a Guerra do Vietnã, o primeiro conflito internacional televisionado. Ao transmitir uma mensagem de pacificação e amor, o musical se eternizou.

Miguel Arcanjo mostra bastidores da estreia de Hair que inaugura o BTG Pactual Hall em São Paulo em fotos exclusivas de Rafa Marques

Blog do Arcanjo mostra imagens do musical Hair no BTG Pactual Hall

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *