★★★★ Uma Família À Procura De Um Ator Avaliação: Muito Bom Crítica por Miguel Arcanjo Prado Ter e Qua 20h Sab 19 Dom 18h Teatro Itália Até 19/11/2025 Compre seu ingresso!
O que será que perdemos em busca de um sucesso idealizado? Pelo jeito, Dorival Caymmi tinha mesmo razão quando compôs que deveria “ter escutado o que mamãe dizia”, já que “esse mundo é feito de maldade e ilusão”. O verso de Saudade da Bahia se aproxima do tom melancólico do espetáculo Uma Família À Procura De Um Ator, da Bonita Produções, texto seminal escrito em 1988 pelo premiado dramaturgo Samir Yazbek e que ganha direção inventiva do promissor Gustavo Merighi com o experiente ator Anderson Müller, em seu primeiro monólogo, com o qual celebra quatro décadas de carreira no palco do Teatro Itália. As sessões são às terças e quartas, às 20h, sábado, 19h, e domingo, 18h (compre seu ingresso). Com um ator maduro que volta às origens, a obra destila certa amargura diante da fama e da solidão que ela traz, sobretudo nesta sociedade hiperconectada contemporânea. É impressionante como a direção sintoniza o texto de 37 anos com o presente. Em seu retorno ao lar da meninice, já não mais o mesmo, o ator não apenas confronta memórias e ausências; ele se torna uma metáfora do indivíduo contemporâneo, cujo sucesso profissional é um cavalo de Troia para o abandono das próprias raízes. A metalinguagem, incluindo críticas àcidas ao teatro contemporâneo, se instaura como uma névoa cênica tal qual os delírios do personagem. A ambientação cyberpunk pós-apocalíptica da ótima cenografia de Camila Arruda e Gustavo Merighi acha na ótima trilha 1980 sob direção sonora de Ivan Garro e na iluminação de Fran Barros ótimos pares, enquanto imagens de um drone que voa no palco se projetam numa TV tubo — ambos se fundem em um simbolismo da vigilância incessante e da erosão da privacidade. A dualidade entre o que se vê e o que o personagem percebe confere à encenação um estranhamento cômico-dramático, que serve para questionar este mundo de aparências e à deriva. Ainda é possível um retorno à essência ou já estamos amargurados demais?
★★★★ Uma Família À Procura De Um Ator Avaliação: Muito Bom Crítica por Miguel Arcanjo Prado Ter e Qua 20h Sab 19 Dom 18h Teatro Itália Até 19/11/2025 Compre seu ingresso!
Ficha Técnica
Curadoria/idealização: Bonita Produções. Dramaturgo: Samir Yazbek. Direção: Gustavo Merighi. Ator: Anderson Muller. Produtora Associada: Iquiririm Produções. Produtor Executivo: Thomas Marcondes. Direção de Arte: Camila Arruda. Figurino: Ùga agÚ. Iluminador: Fran Barros. Cenografia: Camila Arruda e Gustavo Merighi. Desenho de Som: Ivan Garro. Assistente de Direção: Mada Rocco. Assistente de Produção: Lidiane Rosa. Fotografia: Giuliana Orlando. Técnico/Operador de Som: Gabriel Ferrara. Projeto Midiático/Comunicação visual: Carol Romano. Assessoria de Imprensa: Arteplural. Operador de Drone: Kau Stegemann. Técnico de Palco: Douglas Fernandes. Adereços: KBROWN (mala), Ùga agÚ (palhaço), Rebeca Oliveira (jabuti). Contrarregra: Ulisses Oliveira.
Anderson Müller estreia Uma Família À Procura de Um Ator no Teatro Itália: Miguel Arcanjo mostra bastidores