★★★★★ Crítica: Tom na Fazenda é drama sublime com excelentes atores em texto e direção contundentes

Ator, produtor e idealizador, Armando Babaioff celebra sucesso de Tom na Fazenda no Teatro Vivo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★★
Tom na Fazenda
Avaliação: Excelente
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Ter e Qua 20h Teatro Vivo SP Até 3/12/2025
Compre seu ingresso!

O excelente e contundente drama Tom na Fazenda,  idealizado por Armando Babaioff e dirigido por Rodrigo Portella, volta aos palcos de São Paulo no Teatro Vivo, até 3 de dezembro, com sessões às terças e quartas, 20h, e ingressos na Sympla. O retorno se dá após retumbante sucesso no Festival Fringe de Edimburgo, na Escócia, onde a peça brasileira foi ovacionada pelo público e pela crítica especializada do Reino Unido. A forte obra tece importante recado sobre a forma com a qual a sociedade se relaciona com pessoas gays. O drama protagonizado por Armando Babaioff coleciona oito anos de sucesso pelo Brasil e já foi visto por mais de 160 mil pessoas em mais de 500 sessões,em turnê atual patrocinada pela Petrobras. O espetáculo tem excelentes atores. Além de Armando Babaioff , também estão no palco Denise Del Vecchio , em atuação magistral, Iano Salomão e Camila Nhary. O texto do canadense Michel Marc Bouchard aborda uma família interiorana disfuncional, formada por mãe e filho, em um encontro explosivo com o viúvo do outro filho, que saiu de casa há anos e morreu em um acidente na cidade grande. Em grande entrega, Armando Babaioff interpreta o viúvo: o frágil e desamparado Tom, designer publicitário que viaja para o funeral do amado sem imaginar o que vai encontrar. Contudo, a sogra, em construção soberana de Denise Del Vecchio, desconhece a homossexualidade do filho, e prefere tratar o genro como um amigo do filho morto. Contudo, o segredo é descoberta pelo irmão, o homenzarrão bruto do campo, repleto de uma homofobia que camufla sua real tensão sexual, interpretado com verdade e vilania por Iano Salomão. A partir de uma rede de mentiras, ameaças e violências físicas e psicológicas, tocando a psicopatia, Tom vai se enroscando naquela rede familiar, se ferindo cada vez mais. A encenação de Portella é inteligente e perspicaz, criando com poucos recursos elementos repletos de simbolismo, tais como a lama ou nata de leite que sujam os personagens. A peça faz aposta arriscada na reta final, com a entrada de Camila Nhary, ótima atriz de excelente tempo de comédia, criando uma ruptura na tensão crescente. Após o respiro cômico, a peça retoma, sabiamente, o dramático. Tom na Fazenda é um ótimo espetáculo que constrói o teatro de forma sublime. 

★★★★★
Tom na Fazenda
Avaliação: Excelente
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Ter e Qua 20h Teatro Vivo SP Até 3/12/2025
Compre seu ingresso!

Tom na Fazenda reestreia no Teatro Vivo: Miguel Arcanjo mostra artistas nos bastidores

Compre seu ingresso para Tom na Fazenda no Teatro Vivo

Tom na Fazenda reestreia no Teatro Vivo: Miguel Arcanjo mostra quem já aplaudiu

Compre seu ingresso para Tom na Fazenda no Teatro Vivo

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *