★★★★ Crítica: O Filho aborda depressão adolescente com ótimos atores e direção precisa de Léo Stefanini

Gabriel Braga Nunes, Andreas Trotta e Maria Ribeiro celebram sucesso de O Filho no Teatro Vivo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
O Filho
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Qui Sex Sáb 20h Dom 18h Teatro Vivo SP Até 7/12/2025
Compre seu ingresso!

Após o sucesso de O Pai, o diretor Léo Stefanini apresenta ao público brasileiro a peça O Filho, também do aclamado dramaturgo francês Florian Zeller. No Teatro Vivo, o drama imperdível mergulha na complexidade das relações familiares fraturadas pela sombra da depressão adolescente, algo comum neste mundo online, onde o real não basta. O enredo acompanha Nicolas, vivido pelo excelente Andreas Trotta, filho de pais separados e um jovem de 16 anos à deriva, que troca o lar de sua mãe, interpretada com intesidade precisa por Maria Ribeiro, pela custódia paterna, o bem dosado Gabriel Braga Nunes, em busca de um prumo na vida. Seu pai vive com a nova esposa, defendida pela elegante Thais Lago, e o filho bebê dos dois. O adolescente em crise perturba a paz deste novo lar. A obra é um espelho afiado dos dias de hoje, com vertiginoso aumento dos casos de depressão e suicídio juvenil, um alarme social que ecoa como reflexo do excesso de digitalização, que poucos querem discutir. Estamos iludidos pelo “canto da sereia” das benesses digitais. Léo Stefanini segue a economia exata do texto e opta por uma encenação despojada de artifícios, focada, acertadamente, no ótimo elenco, que ainda conta com Marcio Marinello e Luciano Schwab. A decisão faz crescer o realismo psicológico das personagens. A luz de Cesar Pivetti e a trilha sonora de Sérvulo Augusto bem como os figurinos de Yakini Rodrigues abraçam essa síntese e ressoam as almas em turbulência. Com rara sensibilidade, O Filho sussurra verdades incômodas e faz o público refletir sobre que geração estamos formando quando aceitamos trocar a humanidade por uma representação artificial da mesma em telas superficiais. Há futuro?

★★★★
O Filho
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Qui Sex Sáb 20h Dom 18h Teatro Vivo SP Até 7/12/2025
Compre seu ingresso!

O Filho no Teatro Vivo: Miguel Arcanjo mostra artistas nos bastidores com exclusividade em fotos de Rafa Marques

O Filho no Teatro Vivo: Miguel Arcanjo mostra quem já aplaudiu o drama imperdível

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *