Seis Atores em Busca de Sérgio Cardoso homenageia centenário do ator lendário

Peça Seis Atores Em Busca de Sérgio Cardoso pode ser vista no Teatro Sérgio Cardoso © Adriano Escanhuela Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Em comemoração ao centenário de Sérgio Cardoso (1925-1972), o Teatro Sérgio Cardoso abriga a peça “Seis Atores em Busca de Sérgio Cardoso”. Criada pela RIMA Coletiva com direção e dramaturgia de Rita Batata, a montagem propõe uma abordagem poética e não-linear da vida e percurso do ator paraense, que marcou a história do teatro brasileiro.

O espetáculo celebra o ícone no mesmo local onde ele fundou sua companhia (antigo Teatro Bela Vista), inspirando-se no título da peça pirandelliana, na qual Cardoso teve uma interpretação consagrada. No entanto, o foco não é a reprodução biográfica literal.

O ator Sérgio Cardoso © Acervo Nydia Licia e Sérgio Cardoso Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Conforme explica Rita Batata, a escassez de registros da época áurea de Cardoso impôs o mote: se não é possível reproduzir o mito, o caminho é buscar seus múltiplos aspectos. Assim, seis atores – Bárbara Arakaki, Bruno Lourenço, Felipe Ramos, Lilian Regina, Mariana Leme e Rafael Pimenta – se revezam na missão de dar corpo, voz e movimento a um “corpo coletivo” em cena.

A narrativa tem como alicerce a ideia do ator como uma multidão, mesclando memória, realidade e alucinação. A peça explora a fusão de Sérgio Cardoso com seus personagens, como Hamlet, e as consequências para sua vida pessoal, incluindo o intenso relacionamento com Nydia Licia, que dá nome à principal sala do Teatro Sérgio Cardoso. A temporada vai até 20 de outubro, de sexta a segunda, às 19h.

“Sérgio Cardoso foi um artista completo: grande ator, de teatro e televisão, diretor e empresário teatral, além de um militante da cultura. É um privilégio termos seu nome nesse teatro, tão importante para a produção cultural de São Paulo e do Brasil. E é nossa obrigação homenageá-lo e oferecer ao público um contato mais próximo com sua trajetória, que é um exemplo para as artes. No centenário de sua existência, contemplamos sua história mais do que viva, permanente”.
Luis Sobral
presidente do Conselho Administrativo da Associação Paulista dos Amigos da Arte

Arcanjo indica: Para saber mais sobre Sérgio Cardoso leia o livro Sérgio Cardoso: Ser e Não Ser, de Jamil Dias, pelas Edições Sesc. Pouco lembrado pelas novas gerações, o ator foi um fenômeno de palco e tela em sua breve vida e tornou-se referência para outros companheiros de profissão. Contemporâneo de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Fernanda Montenegro, Cacilda Becker, Paulo Autran e Sérgio Britto, faleceu prematuramente,aos 47 anos, em 1972, a poucos capítulos do fim da telenovela O Primeiro Amor, causando grande comoção entre os espectadores e fãs. No livro, o pesquisador Jamil Dias apresenta um panorama da vida e da obra de Sérgio Cardoso, que também foi diretor e empresário teatral, com companhia e teatro próprios, junto à sua esposa Nydia Licia.

Espetáculo: Seis Atores em Busca de Sérgio Cardoso
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista)
Temporada: 19 de setembro a 20 de outubro (sextas, sábados, domingos e segundas, 19h)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Compre seu ingresso!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *