Festival do Rio transforma Cidade Maravilhosa na capital mundial do cinema de 2 a 12 de outubro

Rio de Janeiro abriga o Festival do Rio com mais de 300 filmes © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Rio de Janeiro*

A partir desta quinta-feira, dia 2 de outubro, e estendendo-se até o dia 12, a Cidade Maravilhosa será palco da 27ª edição do Festival do Rio, que transforma a metrópole brasileira na capital mundial do cinema, exibindo cerca de 300 filmes, entre produções nacionais e internacionais, com títulos aclamados nos maiores festivais do mundo e os indicados por seus países ao Oscar.

Durante 11 dias de intensa e diversificada programação, o público terá um percurso cinematográfico que abrange estreias, sessões especiais e gratuitas, exibições com acessibilidade e mostras paralelas, além de homenagens que celebram a riqueza da produção audiovisual. Os ingressos individuais estarão disponíveis para aquisição a partir de 30 de setembro, no site Ingresso.com e nas bilheterias dos cinemas participantes.

Wagner Moura em O Agente Secreto: na corrida pelo Oscar, filme é exibido no Festival do Rio © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Voto popular volta ao Festival do Rio

Duas inovações marcam a edição de 2025. Pela primeira vez, a programação terá início na própria quinta-feira, dia 2, com mais de 50 filmes, antecedendo a tradicional Gala de Abertura no Cine Odeon.

Outra grata surpresa é o retorno do voto popular, agora em formato eletrônico. Os espectadores que assistirem aos filmes da Première Brasil concorrentes ao Troféu Redentor poderão votar no seu preferido através de um QR Code, garantindo um engajamento direto e imediato. O voto popular elegerá o Melhor Longa Ficção, o Melhor Longa Documentário (pela Première Brasil) e o Melhor Longa (pela Mostra Novos Rumos).

Tremembé tem exibição no Festival do Rio © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

124 produções brasileiras

A Première Brasil exibe o maior número de longas-metragens da história do festival, somando 124 títulos entre longas, médias e curtas nas mostras Competitivas Principal e Novos Rumos. Uma seção especial, “Especial Séries Brasileiras”, oferecerá sessões de gala gratuitas, exibindo na tela grande os primeiros episódios de quatro produções, entre elas Ângela Diniz: Assassinada e Condenada (HBO Max), com Marjorie Estiano e Emílio Dantas; AYÔ (Reprodutora); De Menor (Tangerina Entretenimento); e Tremembé (Prime Video), com Marina Ruy Barbosa e Bianca Comparato.

Relevância internacional

A relevância internacional do evento é atestada pela presença de Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que participará da Gala de Abertura no Cine Odeon.

180 filmes estrangeiros

Com mais de 180 filmes estrangeiros representando 74 países, a curadoria do Panorama Mundial, Expectativa, Itinerários Únicos e Midnight Movies traz ao Brasil obras de grandes mestres e, notavelmente, destaca a presença feminina, com 90 filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres apenas na seleção internacional.

Juliette Binoche participa do Festival do Rio © Arquivo Blog do Arcanjo

Juliette Binoche e outras estrelas

A aclamada atriz francesa Juliette Binoche, vencedora do Oscar, vem ao festival pela primeira vez para apresentar In-I in Motion, seu primeiro trabalho na direção. Igualmente, a premiada diretora portuguesa Teresa Villaverde estará presente para a estreia mundial de seu mais recente filme, Justa, com Betty Faria no elenco.

O festival traz ainda títulos celebrados em Cannes, como Valor Sentimental, de Joachim Trier, e O Olhar Misterioso do Flamingo, de Diego Céspedes, escolhido para representar o Chile na corrida pelo Oscar. A mostra Première Latina retorna com 18 títulos, incluindo a estreia brasileira do ensaio documental Nossa Terra (Nuestra Tierra), de Lucrecia Martel, que narra a violência contra os povos indígenas.

Abertura do Festival do Rio será no tradicional Cine Odeon © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Abertura, encerramento e espaços cariocas

A abertura oficial ficará a cargo de Luca Guadagnino com Depois da Caçada (After The Hunt), e o encerramento será com Hamnet: A Vida Antes de Hamlet (Hamnet), dirigido pela ganhadora do Oscar Chloé Zhao.

Além das 22 salas do circuito comercial, o evento expande-se para espaços culturais como o Museu do Amanhã e o CCJF, reforçando o projeto Cinema Circulação em locais como o Cine Carioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão. O RioMarket, por sua vez, complementa a trajetória com mesas e masterclasses sobre inovação no audiovisual, sediado no Armazém da Utopia. O Festival do Rio 2025, apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio, promete uma epopeia de descobertas e celebração da sétima arte.

*Miguel Arcanjo Prado é jornalista e crítico oficialmente credenciado no Festival do Rio.
Acompanhe a cobertura do Blog do Arcanjo no Festival do Rio!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *