CineBH e Brasil CineMundi anunciam vencedores após seis dias de festival em Belo Horizonte

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Belo Horizonte
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte chega ao fim neste domingo, 28, às 20h, no Cine Theatro Brasil. Será o momento culminante da revelação dos filmes vencedores na Mostra Competitiva Território e dos projetos vencedores do 16º Brasil CineMundi.
Com o anúncio dos veredictos, o festival conclui seus seis dias de atividades, ratificando sua função como polo de convergência entre a produção cinematográfica brasileira e a internacional, e como plataforma de fomento à criação, ao intercâmbio e à circulação de obras audiovisuais.
A Mostra Território, divisão de competição da CineBH, atinge sua terceira edição firmada como um recanto às produções que tensionam os limites da expressão fílmica, expondo criações de cineastas que realizaram até três filmes.
As exibições começaram no dia 24, no Palácio das Artes, com oito filmes em disputa pelo prêmio principal, somado às categorias Melhor Presença, Destaque do Júri e Prêmio Abraccine.
Disputam os filmes Bienvenidos Conquistadores Interplanetários y Del Espacio Sideral (Colômbia, Portugal, 2024), de Andrés Jurado; Chicharras (México, 2024), de Luna Marán; Huaquero (Equador, Peru, Romênia, 2024), de Juan Carlos Donoso Gómes; Movimento Perpétuo (Brasil, 2024), de Leandro Alves; Punku (Peru, Espanha, 2025), de J. D. Fernández Molero; Queimadura Chinesa (Uruguai, Brasil, 2025), de Verónica Perrota; e Uma casa com dois cachorros (Argentina, 2025), de Matías Ferreyra.
O encerramento é igualmente palco da outorga dos prêmios do 16º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, que em 2025 congregou mais de 200 profissionais oriundos de 16 países. Foram escolhidos 37 projetos de longas-metragens dentre 245 submetidos, realçando a pluralidade geográfica, com uma forte representação nordestina.
A agenda contemplou ainda 370 encontros de coprodução, cinco assessorias especializadas, 27 laboratórios de aperfeiçoamento, dez orientações de roteiro e um simpósio internacional, consolidando o evento como um dos mais significativos espaços de interação profissional e desenvolvimento de propostas no audiovisual da América Latina.
O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da CineBH. Conteúdo produzido em parceria com a Universo Produção. Acompanhe a coberturra da Mostra CineBH!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.