CineBH 2025 tem público de 15 mil pessoas; Brasil CineMundi reúne 200 profissionais de 16 países

Enviado especial a Belo Horizonte
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução, realizados em Belo Horizonte, de 23 a 28 de setembro de 2025, consolidaram seu papel como um dos principais espaços de exibição, formação e mercado do cinema latino-americano. O evento, com tema “Horizontes latinos: nós somos o nosso futuro?”, atraiu mais de 15 mil pessoas a nove espaços culturais da cidade e exibiu 101 filmes de 13 países e 17 estados brasileiros.
Paralelamente, o Brasil CineMundi, principal encontro de coprodução internacional do Brasil, celebrou 16 anos reunindo mais de 200 profissionais de 16 países. Com 37 longas-metragens selecionados entre 245 projetos inscritos, o evento gerou 370 encontros de coprodução, impulsionando negócios e fomentando a circulação internacional do cinema nacional.

CineBH é plataforma estratégica do cinema latino-americano
Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra CineBH e do Brasil CineMundi, enfatiza o valor estratégico desses eventos:
“A CineBH se firmou como uma plataforma estratégica para o cinema latino-americano, conectando mercados, formando novos públicos e impulsionando filmes que precisam circular. Em um momento marcado por atravessamentos e disputas simbólicas, reafirmamos o audiovisual da América Latina como território de criação, resistência e diálogo”.

Brasil CineMundi abre futuro internacional ao audiovisual brasileiro
Acerca do segmento de mercado, Hallak acrescenta: “O Brasil CineMundi é o evento de mercado do cinema brasileiro – onde o futuro do audiovisual começa. É aqui que apresentamos projetos em desenvolvimento, apostamos em novos talentos e exploramos novas possibilidades, tudo para promover a internacionalização do cinema nacional e fortalecer sua presença no cenário global”.
Com um alcance nas redes sociais de 2,2 milhões de visualizações e mais de 80 mil acessos à plataforma oficial vindos de 60 países, a 19ª CineBH demonstrou sua capacidade de ampliar o alcance do audiovisual regional, brasileiro e da América Latina, consolidando-se como uma plataforma estratégica e inovadora. A Mostra reitera seu papel de vanguarda na construção do futuro do audiovisual brasileiro e latino-americano.

Belo Horizonte vira eixo importante do cinema latino-americano
A programação intensa e gratuita ofereceu uma experiência abrangente, conectando gerações, formando novos públicos e impulsionando o futuro do cinema regional e global. A peregrinação do cinema em Belo Horizonte fortaleceu a capital mineira como um centro de pensamento e articulação do setor. Durante seis dias, o público teve acesso a 71 sessões gratuitas, com a exibição de 48 longas, um média e 52 curtas-metragens.

O Agente Secreto é bem recebido no CineBH
A solenidade de abertura apresentou a pré-estreia de “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, e prestou homenagem ao ator mineiro Carlos Francisco, celebrado como símbolo de resistência e representatividade no audiovisual afro-brasileiro. O filme foi fortemente aplaudido por uma plateia lotada na 19ª CineBH.

2 mil crianças têm contato com o cinema na CineBH
Um aspecto fundamental da Mostra foi sua dimensão educativa. Foram disponibilizadas 160 vagas em sete atividades formativas, além da realização de 48 sessões comentadas, promovendo o diálogo direto entre o público e as equipes realizadoras dos filmes. O programa Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema impactou mais de 2 mil estudantes de 13 escolas públicas, reforçando o compromisso com a formação de plateias jovens e o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes.

CineBH abriga debates internacionais do cinema na América Latina
O Seminário Internacional da CineBH reuniu especialistas, curadores e realizadores de 15 países em 16 debates, consolidando-se como um espaço estratégico para a reflexão sobre políticas públicas, coprodução e os desafios e potências do cinema latino-americano em um cenário de transformações.

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da CineBH. Conteúdo produzido em parceria com a Universo Produção. Acompanhe a coberturra da Mostra CineBH!
Miguel Arcanjo mostra imagens da 19ª CineBH e do 16º Brasil CineMundi





























Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

