Itaú Cultural Play exibe seleção de filmes da CineBH

19ª CineBH © Leo Lara, Leo Fontes e Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte

Pelo segundo ano consecutivo, a Itaú Cultural Play — plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro — expande o alcance da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. A 19ª edição, realizada na capital mineira de 23 a 28 de setembro, tem seis obras disponíveis no streaming da instituição, selecionadas pelos curadores Rubens Fabricio Anzolin e Marcelo Miranda.

Com o propósito de amplificar o acesso ao festival, reconhecido como um crucial espaço de formação, reflexão e difusão do cinema nacional, o catálogo da IC Play exibirá as obras de 29 de setembro a 13 de outubro. O público terá a oportunidade de acompanhar longas e curtas-metragens que atravessam gêneros como documentário, drama e ficção científica, todos unidos por um fio condutor: a experimentação do espaço em suas diversas nuances cinematográficas.

Os títulos foram pinçados das mostras Vertentes, Praça e Curta-Metragem, e se caracterizam pelo movimento de pêndulo entre memórias, urbanidades, centros e periferias.

Entre os destaques, o documentário Meu pai e eu (Espírito Santo, 2025), de Thiago Moulin, realiza uma imersão na memória familiar, buscando a superação de ressentimentos por meio de fragmentos da vida do pai. O outro longa, Lagoa do Nado – A festa de um parque (Minas Gerais e Distrito Federal, 2024), de Arthur B. Senra, celebra a luta comunitária que transformou uma fazenda abandonada em parque.

O acesso à plataforma é gratuito na plataforma Itaú Cultural Play.

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da CineBH. Conteúdo produzido em parceria com a Universo Produção. Acompanhe a coberturra da Mostra CineBH!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *