Cartas a um Jovem Ator mostra amizade entre Mário de Andrade e Fernando Sabino no CCSP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Uma inusitada e profunda amizade epistolar entre dois pilares da literatura nacional, Mário de Andrade e Fernando Sabino, ganha os palcos na capital paulista. A peça Cartas a um Jovem Escritor desvenda a troca de correspondências, algumas jamais apresentadas ao público, entre o mestre do Modernismo e o jovem aspirante a escritor, oferecendo um vislumbre ímpar de seus diálogos sobre arte e a existência literária. Com estreia marcada para 08 de outubro no Centro Cultural São Paulo (CCSP), o espetáculo segue em cartaz até o dia 19, com entrada franca.
Sob a direção e dramaturgia de Paulo Williams, e coordenação geral de Bernardo Sabino, o elenco é composto por Rodrigo Mercadante (Mário de Andrade), Caio Horowicz (Fernando Sabino) e Fábio Neppo, que encarna o carteiro, figura central. É este mensageiro que conduz o público através do desenrolar da história e da correspondência. A atmosfera da obra é enriquecida pela trilha sonora original assinada por Wagner Tiso, um dos nomes insignes da música popular brasileira.

A montagem, que se estende de 08 a 12 de outubro e de 15 a 19 de outubro (quarta a sábado, às 20h; e domingos, às 17h e 19h), é inspirada no livro “Gente” de Fernando Sabino e traz à cena mais de quarenta cartas trocadas ao longo de três anos, em uma odisseia marcada pela diferença de trinta anos entre os autores e que perdurou até o falecimento de Mário de Andrade. Sabino confiava ao consagrado autor suas aflições sobre estilo, vocação, sucesso e o dilema entre arte e subsistência. Em retorno, Mário lhe redigia com paciência quase apostólica, oferecendo orientação com rigor intelectual e carinho.
A peça, que ocorre no CCSP (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – SP), tem a retirada de ingressos feita na bilheteria com uma hora de antecedência. A realização conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fomento CULTSP.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.