Ritas, documentário sobre Rita Lee, tem sessão grátis no Cine Petrobras na Praça na CineBH

Filme documentário sobre Rita Lee, Ritas está na 19a CineBH no Cine Petrobras na Praça da Liberdade com entrada grátis nesta quinta, às 20h © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte

Uma das artistas mais queridas da música brasileira será lembrada na CineBH. O documentário “Ritas”, de Oswaldo Santana e Karen Harley, marca o início da programação gratuita do Cine Petrobras na Praça nesta quinta-feira, 25, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, dentro da 19ª CineBH. O filme, uma “arqueologia pessoal”, oferece um profundo mergulho na trajetória de Rita Lee, explorando seu legado como poeta, compositora e musa, por meio de vasto material de arquivo e depoimentos inéditos. A sessão, que acontece às 20h na Praça da Liberdade, contará com acessibilidade em Libras e legendas LSE, e será seguida por um debate com o diretor Oswaldo Santana.

A agenda do dia se inicia mais cedo, às 15h30, com a projeção do ensaio fílmico “Santa Teresa y otras historias”, de Nelson Carlo de Los Santos Arias. A Mostra Conexões ocupará o Centro Cultural Minas Tênis, exibindo o documentário argentino “Todo Documento de Civilización”, de Tatiana Mazú González, às 18h, e, mais tarde, o cubano “Crónicas del Absurdo”, de Miguel Coyula, às 20h15.

A Mostra Vertentes reserva duas pré-estreias nacionais: a primeira, às 18h30 no UNA Cine Belas Artes, é com “Um Minuto É Uma Eternidade Para Quem Está Sofrendo”, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro. Em seguida, às 19h30, o Cine Santa Tereza exibe “Meu Pai e Eu”, do diretor Thiago Moulin. Encerrando as exibições desta mostra, o UNA Cine Belas Artes recebe às 20h30 a pré-estreia de “Apenas Coisas Boas”, de Daniel Nolasco. Por fim, a Mostra Território apresentará, às 21h15 no Palácio das Artes, o documentário inédito “Oasis”, dirigido por Tamara Uribe e Felipe Morgado. Todos os filmes têm entrada grátis.

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da CineBH. Conteúdo produzido em parceria com a Universo Produção. Acompanhe a coberturra da Mostra CineBH!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *