CineBH e O Agente Secreto inspiram atores mineiros como Rafael Blaytner

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Belo Horizonte
A 19a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte começou nesta terça-feira, 23, com a badalada première de O Agente Secreto, produção cotada para representar o Brasil no Oscar 2026, inpirando a nova geração de atores mineiros.
Artistas como o ator belo-horizontino Rafael Blaytner, de 35 anos, que enfrentou mais de uma hora de fila para poder ver o filme, que teve distribuição gratuita de ingressos.
Em entrevista a Miguel Arcanjo, ele destacou o apreço pela obra e a importância da sua exibição na capital mineira. “A gente ficou mais de uma hora na fila. A expectativa está muito alta para poder assistir esse filme, que está sendo muito bem falado. Afinal de contas, é o nosso filme que vai representar o nosso país no Oscar”, pontuou.

A produção nacional dirigida por Kleber Mendonça Filho, que traz Wagner Moura no elenco principal, é apontada como uma forte concorrente em diversas categorias da premiação.
O artista também enfatizou a relevância da Mostra CineBH para o cenário cultural de Belo Horizonte. “A movimentação cultural, né? Porque geralmente fica muito no eixo Rio e São Paulo, então, para nós artistas, é uma oportunidade de estar em convívio, em contato com diretores, com jornalistas como você, conhecer pessoas novas, fazer network. Isso é muito importante para nós”, ponderou.
Além de prestigiar a estreia, Rafael Blaytner planeja acompanhar outras sessões do evento, incluindo a exibição de um curta-metragem de amigos no sábado, às 19h, no Cine Theatro Brasil: Não Quero Ser Capeta, Não!, de Dunas Dias e Leonardo Augusto.

Com uma carreira no teatro, ele não esconde seu anseio por expandir sua atuação para as telonas. “É o meu sonho, meu sonho é ser artista de cinema. Eu venho aqui para buscar um pouco de inspiração também”, concluiu.
A 19a CineBH exibe até 28 de setembro 101 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, sendo 48 longas, 1 média e 52 curtas-metragensselecionadas pela equipe de curadoria. Já o 16° Brasil CineMundi vai selecionar 37 longas para serem impulsionados internacionalmente com foco na América Latina. A realização é da Universo Produção, dentro do programa Cinema Sem Fronteiras, responsável também pela Mostra de Cinema de Tiradentes e CineOP Mostra de Cinema de Ouro Preto.
O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da CineBH. Conteúdo produzido em parceria com a Universo Produção. Acompanhe a coberturra da Mostra CineBH!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.