Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical estreia sob fortes aplausos a Renan Mattos e elenco no Teatro Porto

O ator protagonista Renan Mattos celebra sucesso de Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical no Teatro Porto © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Foi sob fortes aplausos do público do Teatro Porto que o espetáculo Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical voltou a São Paulo nesta quinta, 18, com o protagonismo do premiado ator Renan Mattos, talento absoluto como o cantor Ney Matogrosso. Visto por 70 mil pessoas, o envolvente espetáculo dirigido por Fernanda Chamma e Marilia Toledo conta com texto de Emilio Boechat e Marilia Toledo e direção musical de Daniel Rocha em produção da Paris Cultural. As sessões vão até 7 de dezembro, sexta e sábado, 20h, e domingo, 17h.

Compre seu ingresso!

A trama acompanha a enérgica vida do artista desde a juventude até o estrelato como um dos maiores nomes da música popular brasileira, incluindo aí sua passagem inesquecível pelo grupo Secos e Molhados no começo dos anos 1970, antes de seguir em bem sucedida carreira solo.

A volta do musical vem na estreia do sucesso neste ano do filme Homem com H, dirigido por Esmir Filho e protagonizado por Jesuíta Barbosa, tanto nos cinemas quanto na Netflix, o que deve atrair um novo público ao Teatro Porto.

Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical faz sucesso no Teatro Porto © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

A ideia de montar o espetáculo, conta Toledo, surgiu depois que ela soube que seus sócios Marcio Fraccaroli e Sandi Adamiu tinham adquirido os direitos para realizar um longa-metragem na Paris Filmes sobre a vida de Ney Matogrosso.

“Eu logo pedi para que eles também adquirissem os direitos para levar a história para o teatro. Tivemos um almoço com o Ney, quando pudemos compartilhar com ele nossa visão sobre esse musical”, revela a autora, diretora e produtora Marilia Toledo.

Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical faz sucesso no Teatro Porto © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Ney é um artista único, com uma visão cênica impressionante. Ele cuida de todas as etapas de sua performance. Além da escolha de repertório e banda, pensa no figurino, na iluminação, na direção geral. E, quando está em cena, transforma-se em diferentes personagens. Ele nunca estudou dança e, quando o assistimos, parece que nasceu sabendo dançar. Mas ele jamais se coreografa. É sempre um movimento livre”
Marilia Toledo
diretora, dramaturga e produtora

Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical faz sucesso no Teatro Porto © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

O Ney é um ser camaleônico, tem um lado íntimo reservado, mas ao mesmo tempo é catártico no palco e apresenta um leque de personas a cada música. Cada uma dessas personas tem algo de místico, de misterioso, de selvagem, um ser ‘híbrido’ como definido por muitos, indecifrável. Então eu não me sinto interpretando o Ney e sim pedindo licença e pegando emprestado tudo aquilo que ele transformou na música e na vida das pessoas, todos os caminhos que ele abriu para pessoas e artistas como eu e isso é muito significativo”
Renan Mattos
ator protagonista

O Blog do Arcanjo mostra os bastidores da estreia de Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical no Teatro Porto com exclusividade!

Compre seu ingresso!

Elenco de Ney Matogrosso – Homem com H posa com exclusividade para Miguel Arcanjo nos bastidores do Teatro Porto

Miguel Arcanjo mostra quem já aplaudiu Ney Matogrosso – Homem com H no Teatro Porto

Miguel Arcanjo mostra imagens exclusivas de Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical no Teatro Porto

NEY MATOGROSSO – HOMEM COM H, O MUSICAL

FICHA TÉCNICA

Texto: Marilia Toledo e Emílio Boechat. Direção: Fernanda Chamma e Marilia Toledo. Coreografia: Fernanda Chamma. Direção Musical: Daniel Rocha Cenografia: Carmem Guerra. Figurinos: Michelly X. Visagismo: Edgar Cardoso Desenho de som: Eduardo Pinheiro. Desenho de luz: Fran Barros & Tulio Pezzoni. Preparação vocal: Andréia Vitfer. Realização: Paris Cultural. Patrocínio: Porto. Produção Geral: Paris Cultural.

Intérprete/Personagem
Renan Mattos – Ney
Bruno Boer – Ney Cover
Vinícius Loyola e Pedro Arrais – Cazuza, Tonho, Cláudio Tovar e Romildo
Giselle Lima – Beíta, Renate Beija-Flor e Sandra Pera
Hellen de Castro – Rita Lee, Sylvia Orthof, Gilda e Yara Neiva
Enrico Verta – Gerson Conrad, Eugênio, André Midani e Frejat
Abner Debret – Vicente Pereira e Vitor Martins
Matheus Paiva – João Ricardo, Nilton Travesso e Marco de Maria
Dante Paccola – Ney Jovem, Mazzola e Paulnho Mendonça
Maria Clara Manesco – Luli, Lidoka e Fã
Tatiana Toyota – Elvira, Rosinha de Valença
Léo Rommano – Titinho, Moracy do Val, Luiz Fernando Guimarães e Arthur Moreira Lima
Ju Romano – Lena, Regina Chaves
Maurício Reducino – Ensemble
Valffred Souza – Ensemble
Vitor Vieira – Matogrosso e Guilherme Araújo
Oscar Fabião – Dódi, Frejat e Grey

Banda

Teclado 1 e Regência – Rodrigo Bartsch

Teclado 2 e sub de Regência – Renan Achar

Bateria e percussão – Kiko Andrioli

Trombone, Trompete, Flugel – Renato Farias

Baixo Elétrico, acústico e violão – Eduardo Brasil

Reed (Sax Tenor, Clarinete, Clarone, Flauta) – Tico Marcio

Compre seu ingresso!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *