Foi sob fortes aplausos do público do Teatro Porto que o espetáculo Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical voltou a São Paulo nesta quinta, 18, com o protagonismo do premiado ator Renan Mattos, talento absoluto como o cantor Ney Matogrosso. Visto por 70 mil pessoas, o envolvente espetáculo dirigido por Fernanda Chamma e Marilia Toledo conta com texto de Emilio Boechat e Marilia Toledo e direção musical de Daniel Rocha em produção da Paris Cultural. As sessões vão até 7 de dezembro, sexta e sábado, 20h, e domingo, 17h.
A trama acompanha a enérgica vida do artista desde a juventude até o estrelato como um dos maiores nomes da música popular brasileira, incluindo aí sua passagem inesquecível pelo grupo Secos e Molhados no começo dos anos 1970, antes de seguir em bem sucedida carreira solo.
A volta do musical vem na estreia do sucesso neste ano do filme Homem com H, dirigido por Esmir Filho e protagonizado por Jesuíta Barbosa, tanto nos cinemas quanto na Netflix, o que deve atrair um novo público ao Teatro Porto.
A ideia de montar o espetáculo, conta Toledo, surgiu depois que ela soube que seus sócios Marcio Fraccaroli e Sandi Adamiu tinham adquirido os direitos para realizar um longa-metragem na Paris Filmes sobre a vida de Ney Matogrosso.
“Eu logo pedi para que eles também adquirissem os direitos para levar a história para o teatro. Tivemos um almoço com o Ney, quando pudemos compartilhar com ele nossa visão sobre esse musical”, revela a autora, diretora e produtora Marilia Toledo.
Ney é um artista único, com uma visão cênica impressionante. Ele cuida de todas as etapas de sua performance. Além da escolha de repertório e banda, pensa no figurino, na iluminação, na direção geral. E, quando está em cena, transforma-se em diferentes personagens. Ele nunca estudou dança e, quando o assistimos, parece que nasceu sabendo dançar. Mas ele jamais se coreografa. É sempre um movimento livre” Marilia Toledo diretora, dramaturga e produtora
O Ney é um ser camaleônico, tem um lado íntimo reservado, mas ao mesmo tempo é catártico no palco e apresenta um leque de personas a cada música. Cada uma dessas personas tem algo de místico, de misterioso, de selvagem, um ser ‘híbrido’ como definido por muitos, indecifrável. Então eu não me sinto interpretando o Ney e sim pedindo licença e pegando emprestado tudo aquilo que ele transformou na música e na vida das pessoas, todos os caminhos que ele abriu para pessoas e artistas como eu e isso é muito significativo” Renan Mattos ator protagonista
O Blog do Arcanjo mostra os bastidores da estreia de Ney Matogrosso – Homem com H, O Musical no Teatro Porto com exclusividade!
Texto: Marilia Toledo e Emílio Boechat. Direção: Fernanda Chamma e Marilia Toledo. Coreografia: Fernanda Chamma. Direção Musical: Daniel Rocha Cenografia: Carmem Guerra. Figurinos: Michelly X. Visagismo: Edgar Cardoso Desenho de som: Eduardo Pinheiro. Desenho de luz: Fran Barros & Tulio Pezzoni. Preparação vocal: Andréia Vitfer. Realização: Paris Cultural. Patrocínio: Porto. Produção Geral: Paris Cultural.
Intérprete/Personagem Renan Mattos – Ney Bruno Boer – Ney Cover Vinícius Loyola e Pedro Arrais – Cazuza, Tonho, Cláudio Tovar e Romildo Giselle Lima – Beíta, Renate Beija-Flor e Sandra Pera Hellen de Castro – Rita Lee, Sylvia Orthof, Gilda e Yara Neiva Enrico Verta – Gerson Conrad, Eugênio, André Midani e Frejat Abner Debret – Vicente Pereira e Vitor Martins Matheus Paiva – João Ricardo, Nilton Travesso e Marco de Maria Dante Paccola – Ney Jovem, Mazzola e Paulnho Mendonça Maria Clara Manesco – Luli, Lidoka e Fã Tatiana Toyota – Elvira, Rosinha de Valença Léo Rommano – Titinho, Moracy do Val, Luiz Fernando Guimarães e Arthur Moreira Lima Ju Romano – Lena, Regina Chaves Maurício Reducino – Ensemble Valffred Souza – Ensemble Vitor Vieira – Matogrosso e Guilherme Araújo Oscar Fabião – Dódi, Frejat e Grey
Banda
Teclado 1 e Regência – Rodrigo Bartsch
Teclado 2 e sub de Regência – Renan Achar
Bateria e percussão – Kiko Andrioli
Trombone, Trompete, Flugel – Renato Farias
Baixo Elétrico, acústico e violão – Eduardo Brasil