Cinemateca Brasileira exibe filme clássico Paris Adormecida em sessão grátis

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Em uma homenagem a um dos grandes marcos da sétima arte, a Cinemateca Brasileira sediará, no dia 19 de setembro de 2025, às 20h, com entrada gratuita, uma sessão especial para comemorar o centenário de “Paris Adormecida” (Paris qui dort, 1925), do realizador francês René Clair. A exibição, realizada em parceria com a Cine 16, contará com uma rara cópia em película 16mm do filme, garantindo uma experiência autêntica e nostálgica na Sala Grande Otelo.

O filme é um dos primeiros expoentes do cinema fantástico moderno, explorando a cidade de Paris paralisada por uma misteriosa radiação. Apenas seis pessoas, imunes ao fenômeno, navegam por uma metrópole silenciosa e inerte, em uma narrativa que combina humor e inventividade.

A exibição será precedida por uma introdução do crítico e professor Donny Correia, que apresentará a relevância da obra de Clair e suas conexões com movimentos vanguardistas como o Dadaísmo e o Surrealismo. O evento gratuito resgata a essência do cinema analógico, reforçando a importância da preservação do formato para as futuras gerações de amantes da sétima arte. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.

SERVIÇO

O quê: Exibição de Paris Adormecida (Paris qui dort, 1925) – René Clair
Quando: 19 de setembro de 2025, às 20h
Onde: Sala Grande Otelo – Cinemateca Brasileira | Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana, São Paulo/ SP | (11) 5906-8100
Formato: Película 16mm, cópia integral de 67 minutos | Intertítulos em francês com legendas em português de Portugal
Introdução: Donny Correia, crítico e professor de cinema
Entrada: Grátis com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início Produção: Cine 16 Projetos em Cinema | Instagram: @vivaofilme
Realização: Cinemateca Brasileira | Instagram: @cinemateca.brasileira

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *