MIACENA traz bailarino basco Jon Maya ao Brasil para sessão única

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A MIACENA – Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos, em parceria com o Instituto Cervantes e INAEM (Instituto Nacional de las Artes Escénicas y la Musica), apresenta o espetáculo Desde Mi Rincón (tradução: Do Meu Cantinho), criação do bailarino basco Jon Maya, em apresentação única em São Paulo, no dia 16 de setembro, às 19h, no pavilhão térreo do iBT – Instituto Brasileiro de Teatro.
A apresentação integra a turnê da companhia pelo Brasil, que passa ainda por Porto Alegre e Brasília, e já anuncia a segunda edição do festival MIACENA, programada para acontecer de 22 de outubro a 1º de novembro na capital paulista.
Em cena, Jon Maya revisita seus primeiros passos na dança tradicional basca, região situada entre a Espanha e a França, e compartilha o percurso de pesquisa que realizou com coreógrafos como Israel Galván, Cesc Gelabert e Sharon Fridman. A música ao vivo é assinada por Iñaki Dieguez, que acompanha a performance. “O País Basco é um território pequeno, mas muito rico em tradições. Sempre me interessou encontrar um diálogo entre essa herança e a dança contemporânea, criando novos caminhos a partir dessa raiz”, explica o artista.
Entre coreografias, relatos pessoais e bastidores, Maya constrói uma experiência didática e intimista, na qual o público participa ativamente. “Há momentos muito íntimos, outros mais loucos, e também aqueles que reafirmam a força e o enraizamento da dança tradicional. É um verdadeiro percurso emocional, como se eu abrisse as portas da minha casa para o público”, acrescenta.
Criada em 2024, a MIACENA – Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos transforma a cidade em um palco vivo, ocupando prédios, ruas, praças, bares, cafés e outros locais do centro histórico, além de promover intervenções em diferentes pontos da cidade. Idealizado por André Acioli e Dani Angelotti, o festival busca integrar a performance artística ao pulsar da cidade, criando encontros únicos entre arte e vida urbana.
Para os idealizadores, “a conexão das artes cênicas do Brasil com outros países fortalece a troca cultural, amplia repertórios criativos e abre novos caminhos de diálogo e colaboração, enriquecendo artistas e públicos em escala global.”
Para a edição de 2025, a curadoria, formada por Celso Curi, Federico Irazábal (diretor do Festival Internacional de Buenos Aires), Malu Barsanelli e Wesley Kawai, selecionou cerca de 40 atrações entre mais de 400 propostas inscritas, que serão espalhadas pela região central de São Paulo (Sé, Bom Retiro, Liberdade, Consolação, República e Santa Cecília), além da edição Fora do Eixo, outras vozes por SP.
O recorte contempla teatro, dança, circo, arte performática e espetáculos de rua, sempre em diálogo direto com o espaço ocupado. Além da programação artística, a mostra promove ações formativas com foco em cultura circular e abre espaço para trabalhos em processo (work in progress), incentivando trocas e experimentações com o público.
A edição MIACENA 2025 conta com o Patrocínio de Banco do Brasil, Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústrias Criativas e Secretária Municipal da Cultura.
O público poderá conferir a programação completa em breve no site www.miacena.com
E no Instagram @miacena_br
Serviço:
Desde Mi Rincón
Com Jon Maya e Iñaki Dieguez
Dia 16 de setembro de 2025 (terça-feira), às 19h
Duração: 55 minutos | Classificação: Livre
Ação formativa
Dia 17 de setembro (quarta-feira), às 11h
Duração: 55 minutos | Classificação: Livre
Inscrições: no local, por ordem de chegada.
iBT – Instituto Brasileiro de Teatro (pavilhão do térreo)
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 277 – Bela Vista, São Paulo
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.