Adriana de Barros apresenta Afiadas, podcast com mulheres dos bastidores da música pela ONErpm

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A ONErpm anuncia o lançamento do podcast Afiadas, um projeto apresentado por Adriana de Barros, uma das principais jornalistas especializadas em música do Brasil, editora do site da TV Cultura e apresentadora do programa Mistura Cultural. Com um olhar único e necessário, “Afiadas” é um projeto criado e idealizado pela ONErpm que busca mergulhar no universo da cultura sob a perspectiva das mulheres que atuam no mercado da música, desempenhando papéis técnicos e criativos fundamentais para a indústria. O primeiro episódio vai ao ar no dia 15 de setembro com a Filmmaker Larissa Zaidan e estará disponível no canal do YouTube e Spotify e outras plataformas de podcast.
A primeira temporada terá 12 episódios e contará com nomes como Larissa Zaidan (Filmmaker), Angela Johannsen (Editora), Manuella Sys (Produtora de Eventos), Sofia Pellegrini (Professora de Música), Roberta Siviero (Técnica de Som), Nico (Instrumentista), Juliana Pedutti (Fotógrafa), Bia Wolf (Roadie), Carol da Luz (Diretora de Imagem), Carolina Andrade (Compositora), Nanda Tsunami (Artista) e Priscilla Cardena (Radialista). Em cada episódio, o podcast apresenta entrevistas com profissionais que fazem a música acontecer, explorando trajetórias, desafios e os bastidores técnicos do trabalho.
Com um tom informativo, descontraído e empoderador, Afiadas não apenas busca educar o público sobre os processos técnicos da música, mas também fortalece a rede de mulheres na indústria, reforçando que a música é, de fato, um espaço para todas.
O objetivo do podcast é mapear profissionais de todas as frentes da indústria musical, desmistificando a ideia de que algumas profissões não têm mulheres simplesmente porque elas não existem no mercado, uma justificativa frequentemente usada para explicar sua ausência em determinados cargos.
“O ‘Afiadas’ é mais do que um podcast sobre música; é um projeto essencial para amplificar vozes femininas em um universo ainda predominantemente masculino. Ao dar espaço para produtoras, engenheiras de som, instrumentistas, compositoras e tantas outras profissionais, mostramos não apenas o talento e a expertise dessas mulheres, mas também a importância de sua presença em todas as etapas da criação e produção musical. Com um olhar técnico, inspirador e necessário, o ‘Afiadas’ reforça que a música é, sim, um espaço para todas. Celebramos essas histórias para que, cada vez mais, novas gerações possam se enxergar e ocupar seus lugares na indústria”, comenta Iasmine Amazonas, Head Global de Marketing Institucional na ONErpm
A apresentação fica por conta da jornalista e apresentadora Adriana Barros que ao longo dos episódios entrevistará profissionais de diferentes áreas, inspirando novas gerações, promovendo a igualdade de gênero no setor e ampliando o reconhecimento do trabalho técnico e artístico desempenhado por mulheres.
“Apresentar o ‘Afiadas’ representa uma grande conquista tanto profissional quanto pessoal. O olhar atento da ONErpm para as mulheres na música sempre foi um diferencial, e ser escolhida para liderar um projeto tão rico e significativo me enche de felicidade e honra. Quem vive a música no dia a dia sabe que o universo musical vai muito além do palco, e poder dar visibilidade ao trabalho árduo e à dedicação de tantas profissionais é algo realmente especial. Tenho plena certeza de que as histórias de cada uma delas vão não apenas enriquecer o mercado, mas também inspirar muitas outras mulheres a seguirem seus próprios caminhos no show business”, comenta Adriana Barros, host do podcast Afiadas.
Afiadas estará disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm e também no canal do YouTube da ONErpm Brasil. Com episódios lançados semanalmente, o podcast é uma celebração da força feminina que move os bastidores da música e inspira a próxima geração de profissionais.

Sobre Adriana de Barros
Adriana de Barros é editora do site da TV Cultura e apresentadora do Mistura Cultural, que vai ao ar semanalmente nas mídias digitais da emissora e na rádio Cultura Brasil, onde entrevista nomes de destaque da música brasileira. É jurada de música da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), jurada de música do Prêmio Arcanjo de Cultura, integrante do júri do Prêmio Multishow e integrante do programa Morde & Assopra da Energia 97 (97,7 FM). Foi curadora do edital da Natura Musical 2020 e foi eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2 em 2019, 2020 e 2022. Atuou 20 anos na área de Entretenimento do UOL, com coordenação de coberturas de grandes festivais nacionais e internacionais e do Carnaval.

Sobre ONErpm
ONErpm é o grupo musical e gravadora liderando a nova geração da música – operando globalmente em 43 localizações e mais de 600 funcionários. O grupo oferece serviços de gravadora a artistas que procuram elevar suas carreiras e opera uma das maiores distribuidoras musicais do mundo inteiro, além de contar com uma das maiores networks multi-canais no YouTube.
Contando com um leque completo de serviços, que inclui apoio de marketing, ferramentas para a supply chain, SAAS, inteligência de empreendedorismo, publicação, contabilidade e soluções globais de pagamento, a empresa oferece a infraestrutura necessária para o sucesso de criadores e donos de conteúdo. Prezando por ser uma parceira confiável, a ONErpm oferece transparência em tudo que faz, desde a criação de uma campanha de marketing aos pagamentos.
Para mais informações, visite www.onerpm.com
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.