CineBH homenageia ator Carlos Francisco e abre com O Agente Secreto, filme premiado em Cannes

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A 19ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, marcada para ocorrer entre os dias 23 e 28 de setembro de 2025, prestará uma homenagem ao ator mineiro Carlos Francisco. O artista é reconhecido no cenário do cinema nacional e internacional por sua atuação.
A programação do evento começa no dia 23 de setembro com a exibição do filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O longa, premiado em Cannes, tem no elenco Wagner Moura, que recebeu o troféu de melhor ator no festival francês, e também conta com a participação do ator Carlos Francisco.
Natural de Belo Horizonte, Carlos Francisco nasceu em 20 de dezembro de 1961. Sua carreira no cinema teve início em 2005, com o filme O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto. Ele é considerado uma figura de destaque no audiovisual brasileiro contemporâneo. O ator atuou em produções como Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e Marte Um (2022), de Gabriel Martins.
Além de sua atuação no cinema, Carlos Francisco iniciou sua carreira no teatro amador nos anos 1980 e, após se mudar para São Paulo, fundou o Grupo Folias.
A sessão de abertura com O Agente Secreto será no Grande Teatro do Cine Theatro Brasil, no dia 23 de setembro, com início às 20h. O filme, ambientado em 1977, narra a história de Marcelo, vivido por Wagner Moura, um professor que decide se mudar para Recife para fugir de seu passado em São Paulo. Ao chegar na cidade, ele percebe que atrai o caos e passa a ser espionado por vizinhos.
O evento é idealizado e realizado pela Universo Produção. A 19ª CineBH e o 16º Brasil CineMundi fazem parte do programa Cinema sem Fronteiras 2025.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.