FIGA – Festival Internacional Gestos de América acontece na Bahia de 2 a 14 de setembro

FIGA: Das Coisas Dessa Vida está na programação © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A capital baiana acolhe a 15ª edição do FIGA – Festival Internacional Gestos de América, de 2 a 14 de setembro. O evento, antes chamado FILTEBAHIA, celebra 15 anos com uma programação que inclui espetáculos, showcases e residências artísticas, com o intuito de conectar a cena nordestina a contextos internacionais.

O projeto, com produção da Cardim Projetos e Soluções Integradas e da Carranca Produções, tem direção artística de Luis Alonso-Aude e produção geral de Rafael Magalhães. O festival conta com o patrocínio da Caixa Cultural e apoio da Prefeitura de Salvador e do Ministério da Cultura.

A seleção oficial apresenta 15 espetáculos, sendo nove da região Nordeste e seis de Salvador. As apresentações ocorrem em diversas casas de espetáculo de Salvador, como a Caixa Cultural, o Teatro Sesi Rio Vermelho e o Centro Cultural Barroquinha. Os ingressos têm preços de R$ 30,00 e R$ 15,00.

O FIGA inclui ainda ações como rodadas de negócios para promover a circulação dos trabalhos de artistas e produtores. Um encontro com programadores também está na agenda, com o propósito de criar redes de contato e potencializar a venda de produções locais. Confira aqui a programação.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *