FITA homenageia Jaguar em noite de peças Dois Contra o Mundo e Desertos em Angra dos Reis

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Angra dos Reis – RJ
A 17ª FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis realizou homenagem ao cartunista e jornalista Jaguar, Sérgio Jaguaribe, que morreu aos 93 anos neste domingo (24), no Rio de Janeiro.
Após a peça Dois Contra o Mundo, escrita por Domingos de Oliveira e dirigida por Renata Paschoal, os atores Priscilla Rozenbaum e Márcio Vito dedicaram a apresentação à memória de Jaguar. O curador e idealizador da FITA, o grande jornalista João Carlos Rabello, se emocionou no palco: “Fui diretor de O Pasquim e muito amigo do Jaguar, hoje é um dia muito difícil para todos nós”, disse, visivelmente abalado.
O Pasquim, célebre jornal de resistência à ditadura, do qual Jaguar foi um dos nomes mais expressivos de sua redação e um dos fundadores, inclusive tendo sido preso pelos militares, fez história no jornalismo brasileiro por seu jornalismo irreverente e libertário. Inclusive, o símbolo de O Pasquim, era o simpático ratinho Sig, mascote do semanário icônico da galera de Ipanema e criação de Jaguar.

Dois Contra o Mundo
A peça carioca Dois Contra o Mundo, escrita por Domingos de Oliveira e dirigida por Renata Paschoal, conheceu seu maior público na apresentação na Tenda lotada na 17ª FITA. A obra com os atores Priscilla Rozenbaum e Márcio Vito apresenta um romance entre idas e vindas entre um comediante e uma advogada de meia idade, provando que o amor é possível em qualquer etapa da vida. A peça arrancou risadas do público diante de situações cotidianas de conflitos, com o brilho incontestável do ator Márcio Vito, capaz de conseguir reação da plateia com mínimas reações. Ao fim, a peça, com ótima trilha sonora assinada por Chico Beltrão, homenageou seu criador no telão, o lendário diretor Domingos de Oliveira, com quem Priscilla Rozenbaum foi casada. O público aplaudiu.

Desertos
A peça paraense Desertos foi apresentada na 17ª FITA no Teatro Municipal de Angra dos Reis. O enredo escrito e dirigido por Saulo Sisnando aposta em um romance entre dois homens que se conhecem no metrô do Rio. O título faz referência ao conto Aqueles Dois, de Caio Fernando Abreu, cujo nome também está presente nos protagonistas do espetáculo, com Flávio Ramos Moreira, César Rocha, Alna Luana e Marcelo Borges. A obra abordou temas como solidão na metrópole, a aceitação da sexualidade, a imigração e a busca por um grande amor.
Acompanhe a FITA no Blog do Arcanjo direto de Angra dos Reis!
Conteúdo produzido em parceria com a 17ª FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra e Clímax.
FITA: Blog do Arcanjo mostra como foi o domingo em Angra dos Reis






















Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.