FITA abre com A Palavra Que Resta e força do talento de Angra dos Reis

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Angra dos Reis – RJ
Ele é um festival que carrega festa até no nome. Estou falando da FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra, que realiza sua décima sétima edição de 22 de agosto a 7 de setembro de 2025 em Angra dos Reis, verdadeira joia encravada na natureza exuberante da Mata Atlântica no litoral do estado do Rio de Janeiro. Neste ano, sob curadoria de seu idealizador, João Carlos Rabello, são 33 espetáculos – selecionados dentre mais de 2860 inscritos -, dos quais seis são estreias e não faltam nomes consagrados da dramaturgia nacional, como Vera Holtz, José de Abreu, Adriana Lessa, Leona Cavalli e Mel Lisboa na programação.

“Abrimos a FITA, e agora é só diversão”, avisou Rabello, que celebrou o apoio na co-realização da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio do prefeito Cláudio Ferreti, e do patrocínio da Enel Brasil e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, sob realização da Arte Viva Produções. Para o presidente da Enel Rio, Francesco Moliterni, a FITA “é um festival que nos enche de orgulho, reúne grandes talentos das artes cênicas e traz para a cidade espetáculos diversos”. Já a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, define a FITA como “um expoente da nossa arte para o mundo, em um dos principais destinos turísticos e culturais do Rio de Janeiro”.

A abertura lotou a tenda instalada no centro de Angra, para aplaudir a peça carioca A Palavra Que Resta, da Cia Atores de Laura, do Rio de Janeiro. Com texto de Stênio Gardel e sob direção de Daniel Herz, a peça, no estilo épico e narrativo, mostrou o amor de Raimyundo e Gaudêncio, atravessado por uma família e sociedade conservadoras e homofóbicas. Atuaram os atores Ana Paula Secco, Charles Fricks, Leonardo Castilho, Paulo Hamilton, Valéria Barcellos e Verônica Reis.


Antes do espetáculo, o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, fez questão de elogiar o talento angrense, representado pela peça Gonzaga, Baião para Todos, que fez a pré-estreia da FITA no dia 20, lotando a tenda. O espetáculo dirigido por Maykon Renan e iluminado por Gustavo Valente contou com 30 participantes, muitos deles estreantes nos palcos e saídos da oficina 1º Ato. “A cultura é uma política pública muito importante”, disse o prefeito de Angra ao Blog do Arcanjo. “O 1º Ato teve um sucesso maravilhoso. E podemos avançar mais. Já dei uma missão ao Maykon: na próxima FITA vamos ter três peças de moradores da cidade”, avisou Ferreti.

“Faço um trabalho com a FITA há mais de 15 anos. Receber esse abraço do público é fruto de um trabalho que viemos fazendo, buscando esse espaço”, celebra Maykon Renan, que também é secretário da Juventude de Angra dos Reis. “Graças a Deus temos um prefeito que tem um olhar carinhoso para a cultura. Ele é muito focado nos atores de Angra, nos artistas da cidade. E FITA abriu muitas portas para o talento angrense e temos também essa preocupação de formação, como fizemos na oficina 1º Ato. Estamos muito felizes com todo esse sucesso e queremos mais no ano que vem”, conclui.
Acompanhe a FITA no Blog do Arcanjo direto de Angra dos Reis!
Conteúdo produzido em parceria com a 17ª FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra e Clímax.
Blog do Arcanjo mostra fotos da abertura da 17º FITA em Angra dos Reis









Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.