Temporada França-Brasil 2025 tem programação farta nas unidades do Sesc São Paulo

Celia Wa está no concerto Brasil – França © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Sesc São Paulo é palco de programação que celebra as relações entre Brasil e França. De agosto a dezembro, a Temporada França-Brasil 2025 ocupa diversas unidades da instituição na capital e no interior paulista com uma programação que inclui culturas de países africanos e diaspóricas. Os três eixos que estruturam a Temporada são “Democracia e globalização justa”, “Diversidade e diálogo com a África” e “Clima e transição ecológica”. A abertura, no dia 23 de agosto, será no Sesc Pompeia e contará com a abertura da exposição O Poder de Minhas Mãos, uma reunião de obras de 25 mulheres artistas do Brasil, da França e de países africanos. Na mesma data e local, será apresentado o Concerto Brasil-França, executado por uma orquestra de músicos franceses, brasileiros e de países africanos.

No dia 24 de agosto, o Sesc Pinheiros inaugura a itinerância da exposição FITE – Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand de 2024, que celebra o inesperado e o extraordinário nas criações têxteis. A edição atual da exposição, intitulada Play, propõe a obra de arte como um campo lúdico. O Sesc Campinas receberá a exposição O Mundo através da I.A., com obras que investigam a forma como a percepção da realidade é mediada por novas lógicas e dispositivos. Entre os espetáculos de destaque, a Trilogia Terrestre da companhia francesa Zone Critique, desembarca no Sesc Consolação. Outros destaques incluem a performance Autofagias, o espetáculo Les Voyages do Collectif XY, além de apresentações de artistas como Sélène Saint-Aimé e Baaba Maal.

A primeira edição no Brasil do festival Agir pour le Vivant será no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e no Sesc 14 Bis, em setembro, e reunirá pensadores, cientistas e artistas para reflexões sobre o direito à terra, a crise ecológica e os saberes ancestrais. O projeto Nós Somos realizará um desfile com e para a população em situação de rua nos arredores do Museu da Língua Portuguesa. O desfile, fruto da colaboração entre os Festivais Pop Rua e C’est Pas Du Luxe, será feito a partir de oficinas com a orientação da artista francesa Marinette Dozeville e do artista brasileiro Morris.

“A França é, há muito, parceira do Sesc São Paulo, com sua diplomacia cultural. Para o Sesc, é motivo de satisfação fortalecer e impulsionar a colaboração entre os países”, afirma o diretor do Sesc São Paulo, Luiz Galina. Ele complementa que “trata-se, afinal, de reconhecer o intercâmbio cultural e o diálogo social como propulsores de sociedades mais solidárias, democráticas e diversas”.

Confira a programação completa em sescsp.org.br/francabrasil2025 

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *