Leo Dias levanta audiência da Band no comando do Melhor da Tarde

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Band estreou nesta segunda (18), a nova fase do programa Melhor da Tarde. Ao vivo entre 14h30 e 16h, o programa passou a ser comandado por Leo Dias, o mais conhecido — e temido — jornalista de celebridades do Brasil, famoso por seus furos de reportagem e entrevistas exclusivas. O Blog do Arcanjo acompanhou a estreia nos bastidores a convite da Band.
Leo Dias se juntou aos apresentadores JP Vergueiro e Pâmela Lucciola. A atração dirigida por Fernanda Ortiz e sob direção artística de Ignacio Iglesias ainda conta com a participação no estúdio de Ana Paula Renault e Fernanda Bande, além de reportagens especiais de Regina Dourado e astrologia com Márcia Sensitiva, com exibição simultânea no Bandplay e YouTube.
A estreia, focada em Leo Dias — que começou na TV justamente na Band, 13 anos atrás —, teve notícias exclusivas como os relacionamentos entre Ana Castela e Zé Felipe e o de Bruna Marquezine e Danilo Mesquita, além da pane no avião de Lauana Prado e de uma entrevista de Leo com o cantor Leonardo, que reclamou do politicamente correto: “O mundo está muito chato”, disse o sertanejo, a quem Leo classificou como “a única pessoa incancelável deste país”.

Emoção na estreia
Leo chegou a ficar com a voz embargada na estreia, quando falou da sua falecida mãe, Virginia Dias. “Antes de começar o programa, eu distribuí um docinho pra plateia, pra todo mundo aqui. E quando eu fiz isso, eu lembrei muito da minha mãe”, contou, emocionado.
Também empresário da comunicação, Leo trocou recentemente o SBT, onde apresentava o Fofocalizando, pela Band, para ter maior liberdade de utilizar o material produzido pela Leo Dias TV e pelo Portal Leo Dias na TV aberta, com os devidos créditos da tela. Na estreia, as notícias de sua redação foram exibidas em um telão com sua logo nos dois cantos superiores.

Ibope da Band cresce com Leo Dias
A estreia de Leo Dias na Band rendeu crescimento de 60% para a emissora do Morumbi em relação à semana passada no mesmo horário. A audiência prévia teve média de 1.56 pontos, pico de 2.14 e share de 3.74%, números expressivos para a Band, que ficou em quarto lugar no horário, atrás da Globo, Record e SBT.
“Eu vou trazer notícias de famosos, de última hora, o que está acontecendo, deu para perceber isso na estreia, e o exclusivo”, disse Leo Dias ao Blog do Arcanjo assim que deixou o estúdio.
Sobre quem ainda desdenha do jornalismo de celebridades, inclusive dentro do próprio jornalismo, ele falou: “A gente [jornalistas de celebridades] sofre muito preconceito, inclusive dentro da própria classe jornalística, mas a gente mostrou a que veio. Mostramos caras conhecidas, furos de reportagem, exclusiva com Leonardo, teve a fatalidade da porta do avião da Lauana Prado”, enumerou.

Leo Dias TV na Band
Leo afirmou estar satisfeito com a parceria que conseguiu estabelecer com a Band. “A minha vinda para cá deve-se basicamente ao fato dessa parceria. Porque eu preciso pensar na Leo Dias TV, que hoje é meu principal negócio. E eu entendi que para a marca Leo Dias TV, a Band seria melhor, porque fortaleceria a marca Leo Dias TV. Por isso eu estou aqui. E cada dia será uma repórter diferente entrando no telão, para mostrar a diversidade. E sempre com foco na notícia em primeira mão. Crescer no Youtube não é fácil, é muito difícil. Mas com o apoio de uma emissora aberta é muito mais fácil”, explicou.

Diretora Fernanda Ortiz é prata da casa
A nova direção do Melhor da Tarde, sob a liderança de Fernanda Ortiz, prata da casa, busca uma abordagem mais popular, unindo notícias de celebridades, diversão e prestação de serviço. Assim que a estreia terminou, ela conversou com o Blog do Arcanjo, ainda sob a adrenalina do ao vivo.
“É uma emoção, uma montanha-russa, Arcanjo. Eu sou jornalista também e gosto da adrenalina da informação ao vivo”, definiu a diretora, sobre fazer um programa ao vivo. “O Melhor da Tarde estava para ser remodelado e aí chegou o Léo, o que foi ótimo. A gente teve uma semana para terminar tudo! Eu estava já trabalhando no cenário, que é 100% reciclado e ecológico.Eu já tinha trabalhado com o Léo na Jovem Pan e aqui na Band também, lá atrás”, recordou.
“Eu acho que o Leo traz essa coisa da exclusividade, da informação que todo mundo quer saber. Porque quando a gente fala das celebridades, ninguém fica imune. Todo mundo tem uma opinião. O Leo tem toda uma estrutura montada para essa cobertura, consegue imagens exclusivas, furos. E a gente, aqui na Band, já temos também uma estrutura. A gente já tinha um programa que tinha um pouco de variedades, de comportamento. Isso tudo vai entrar. A gente vai fazer um equilíbrio nisso com a Pâmela e o JP. Eu já fiz também entretenimento com o JP. Ele já fazia jornalismo, ele estava no Rio. Então, a gente tem aqui três olhares que são bem legais e diferentes. O Leo traz uma coisa, a Pamela outra e o JP outra. Até na hora de discutir as notícias, a gente vai ter esses olhares diversos. E isso é interessante, porque também representa quem está em casa”, analisou a diretora.
Fernanda Ortiz comentou ainda a presença do auditório com plateia na atração. “Uma plateia é importante para trocar com a gente, para a gente sentir também essa participação, o que as pessoas querem e ter uma interatividade e um retorno ao vivo, além de quem estar em casa se sentir representado no estúdio”.
Leo Dias traz mudanças, diz Ignacio Iglesias
O diretor artístico Ignacio Iglesias também conversou com o Blog do Arcanjo logo após a estreia. O clima foi de celebração. “A chegada do Leo Dias ao Melhor da Tarde é uma mudança em vários sentidos. A gente queria aperfeiçoar e melhorar o programa, já estávamos nesse caminho com a Pamela, que nessa época sozinha fez um trabalho incrível. Já estávamos pensando na Fernanda Ortiz como diretora, que é um talento que temos na casa, é uma amiga pessoal, que sabemos que consegue encarar desafios e entregar”, avalia.
Sobre a forte presença de Leo Dias na estreia atração, o diretor artístico da Band pontuou: “Leo Dias é uma pessoa muito intensa, ele é assim. Mas ele é uma pessoa muito generosa. Chegou e já teve um papo bom com todo mundo. A gente vai trabalhando isso passo a passo. Hoje o que queríamos ver era novidade. Esta semana queremos ver isso, mostrar o novo e a que veio. E o novo foi o Leo, ele merecia esse respeito e esse espaço. Mas ele não está sozinho, ele veio para trabalhar junto e somar”.
Ele ainda recordou que o processo foi rápido e intenso. “Fechamos com o Leo e duas semanas depois tinha que entrar no ar, trocamos a roda do carro com ele andando a 250 quilômetros por hora. E conseguimos fazer uma bela entrega com uma equipe muito dedicada. O Leo tomou uns dias de férias e veio aqui fazer piloto, ensaiar, com todos os nervos. Se tem alguém aqui que se pressiona, esse é o Leo; ele se pressiona muito mais do que a gente pressiona ele. Leo fala que quer ser o melhor, como diz o nome do programa, o Melhor da Tarde. E isso foi o que mostramos hoje”, fala Ignacio Iglesias.
“É claro que o programa vai ir se moldando à medida que estiver no ar, mas posso te dizer que estamos muito felizes com o resultado. Esse foi o primeiro passo de um longo caminho, onde Leo, junto da Pamela e do JP, que trouxemos do Rio de Janeiro, têm uma ótima química juntos. Nosso trabalho é no médio e longo prazo”, avisou Ignacio Iglesias.
Fernanda Bande na Band, uma nova fase
Fernanda Bande está feliz da vida em ser contratada da Band, emissora que tem tudo a ver com seu sobrenome. “Eu passei a infância ouvindo que eu era da Band. Olha como a vida dá voltas e agora estou aqui. Estou realmente muito emocionada com tudo isso”. Questionada se é melhor ser amiga do que inimiga de Leo Dias, ela brincou: “Lógico, né, querido. A gente vai levando na maciota, no banho maria”, disse, com um sorriso. Para Fernanda, comentar notícias de celebridades é um novo desafio. “É realmente uma novidade, porque eu sempre fui uma pessoa muito discreta e também passei por um holofote muito grande, que foi o BBB, ter um Brasil inteiro vivendo, narrando, julgando a sua vida. É um baque muito, muito forte e eu fiquei assim: não vou me expor tanto, vou segurar um pouco a minha língua. Mas o mundo deu voltas e eu vou dar minha opinião agora, mas sempre com os meus pensamentos críticos, com o meu ponderamento, nunca sob efeito de manada da internet. Eu não sigo essa linha, e eu espero que o meu público reconheça isso, sabe?”
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.