Moko da Trupe Baião de Dois é destaque no Festival Internacional Sesc de Circo

Trupe Baião de 2: a dupla Guilherme Awazu e Rachel de Boa apresenta Moko no CIRCOS Festival Internacional Sesc de Circo © Ricardo Avellar Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Grandes nomes do circo paulistano contemporâneo, a dupla Guilherme Awazu e Rachel de Boa, da Trupe Baião de 2, radicada no Bixiga, em São Paulo, apresenta seu novo esptáculo, Moko. A obra é destaque do CIRCOS -Festival Internacional Sesc de Circo e pode ser vista no Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141), em São Paulo, neste sábado (9) e domingo (10), sempre às 15h, com entrada gratuita na Praça de Eventos.

Com sensibilidade e talento, eles colocam na perna de pau o coração da dramaturgia, chamada por eles de “pernaturgia”. A estrutura da obra é feita a partir do cosmograma bakongo e conduz o público por um ciclo de vida que se desdobra em concepção, nascimento, vida e morte. O nome do espetáculo se inspira na figura do Moko Jumbie, que pode ser interpretado como um espírito curador ou protetor e trouxe para a cena a reflexão da perna de pau enquanto medicina e objeto de poder nas travessias.

O público é convidado a testemunhar um diálogo entre passado e presente, em que a ancestralidade afro-indígena é o fio que costura cada cena. Os artistas, com a técnica da portagem — onde um impulsiona o outro ao ar —, recriam a ideia de transitoriedade e trajetória humana.

Com direção de Ronaldo Aguiar, a dramaturgia se organiza no cosmograma bakongo e nas fases da existência, traçando paralelos com a trajetória da dupla, que explora perna de pau e portagem em uma performance que evoca espiritualidade e memória. A trilha sonora, de autoria de Ivan Alves, mescla ritmos africanos, cantos indígenas e caboclinho pernambucano. Os figurinos são de Juliana Bertolini e trazem as camadas como representação da ancestralidade e, mais objetivamente, da Serra da Capivara.

“Quando criamos Moko, havíamos acabado de voltar desse território, a Serra da Capivara, no Piauí, e estávamos muito tocados com a presença de expressão artística por ali há pelo menos 58.000 anos. As paredes de pedra que vimos apresentam, inclusive, figuras acrobáticas”, contam Guilherme Awazu e Rachel de Boa.

Siga a @trupebaiaode2

CIRCOS Festival Internacional Sesc de Circo

De 8 a 24 de agosto, a cidade de São Paulo recebe a 8ª edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, reafirmando a linguagem como espaço de escuta, memória e resistência. Com curadoria voltada à pluralidade de vozes e estéticas, o evento consolida-se como um dos principais encontros da produção circense contemporânea no mundo reunindo artistas de nove estados brasileiros e representantes de 21 países.

Ao longo de 17 dias, o festival bienal ocupará as unidades 14 Bis24 de MaioAvenida PaulistaBelenzinhoBom RetiroCarmoConsolaçãoGaleria (futura unidade), IpirangaInterlagosPinheirosPompeiaSantana e Vila Mariana e mais seis espaços públicos da capital paulista.

Para os amantes da arte circense, a programação conta com opções internacionais e nacionais, além de se destacar pela fusão de diferentes linguagens e criação de experiências únicas para crianças e toda a família. Uma das atrações transforma a cidade em um grande parque de diversões, incentivando a brincadeira e a ocupação dos espaços públicos. Outra aposta na leveza e no encanto, manipulando elementos efêmeros para criar um universo mágico. O público também pode conferir um show de ilusionismo que presta tributo à história da animação, além de um cortejo musical que celebra a cultura popular em um formato itinerante, garantindo opções para todas as idades.

Confira a programação do CIRCOS

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *