O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar ganha livro com lançamento em São Paulo

O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar © Livia Bastos Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Animação e espetáculo teatral de sucesso entre as crianças e suas famílias, O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar ganha versão em livro com criação original de Cláudio Fraga e adaptação de Tino Freitas. O livro mergulha crianças no universo marinho e na consciência ambiental, com lançamento em São Paulo no dia 9 de agosto, no Teatro Gazeta, logo após a apresentação do espetáculo, às 17h. O livro O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Com mais de 40 milhões de visualizações, e depois de encantar crianças em palcos, telas e músicas, O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar adentra o universo da literatura infantojuvenil.

O livro de 38 páginas narra a jornada do curioso e destemido Capitão Jack, um navegador em busca de um tesouro perdido, que acaba mergulhado — literalmente — num mundo subaquático cheio de descobertas e transformações. Guiado pelas sereias Luna e Maya, atravessando um mar de lixo e plástico, enfrentando redes de pesca predatória e aprendendo com o super-herói dos mares, o Tubarão Martelo e outros habitantes do mar, o capitão compreende que o verdadeiro tesouro está na riqueza da biodiversidade do planeta, representada no livro pela vida marinha e na responsabilidade que temos de protegê-la.

A ideia que originou a história nasceu de maneira despretensiosa, mas profundamente afetiva: a partir de um convite para colaborar com a festa de encerramento da escola dos filhos, Cláudio Fraga — músico, criador e idealizador do projeto — escreveu o enredo e compôs canções para os personagens marinhos. O que era para ser apenas uma apresentação escolar rapidamente conquistou novos públicos, transformando-se em série de vídeos animados no canal @otubaraomartelo no Youtube, espetáculo musical e, mais recentemente, em um roteiro de filme de animação.

“O Tubarão Martelo nasceu do cotidiano, da convivência com meus filhos e do desejo de transformar pequenas ideias em grandes conexões com as crianças”, afirma Cláudio Fraga. “Sempre fui tocado por como essa história sensibilizou tantas famílias e escolas, e o livro representa agora uma nova forma de levar essa mensagem ainda mais longe.”
O livro marca um novo mergulho desse universo narrativo. Com ilustrações vibrantes e texto em rima, ele é ideal para leitura em família, atividades escolares e projetos de educação ambiental. A adaptação de Tino Freitas, premiado autor e mediador de leitura, potencializa o impacto literário da obra, mantendo a leveza e o encanto da história original.

Para Cláudio Fraga, o livro chega em um momento de maturidade do projeto: “Depois dos palcos e das telas, era hora de colocar essa história nas mãos das crianças. O livro tem o poder de permanecer, de circular, de ir além. Ele amplia as possibilidades de imaginação e de diálogo com pais, professores e cuidadores sobre o futuro do nosso planeta. Com o livro, trazemos o nosso compromisso também com a formação de leitores e com a valorização da literatura como ferramenta de transformação”, explica.

O livro “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” é um convite à empatia, ao cuidado com o planeta e ao encantamento pelo desconhecido. Ao final da leitura, o pequeno leitor já não será mais o mesmo — assim como o Capitão Jack, terá aprendido que o maior tesouro é a vida em todas as suas formas.

A obra tem coordenação e produção editorial de Thais Guimarães, projeto gráfico e arte final de Sérgio Luiz e foi editado pela editora Tubarão Martelo Produções.

Lançamento São Paulo – livro
O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar
Dia 9 de agosto, sábado, às 18h
Entrada gratuita
Local: Teatro Gazeta – Avenida Paulista, 900, Bela Vista – SP
Informações: @otubaraomartelo

https://www.blogdoarcanjo.com/2025/08/06/o-tubarao-martelo-e-os-habitantes-do-fundo-do-mar-faz-sessoes-no-teatro-gazeta-neste-dia-dos-pais


Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *