Raul Seixas: Eu Sou tem dois primeiros capítulos exibidos na Tela Quente da Globo

Ravel Andrade é Raul Seixas em Raul Seixas: Eu Sou © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

As diversas faces de um ícone que transcende gerações ganham vida em ‘Raul Seixas: Eu Sou’, série biográfica que invade a tela da TV Globo na próxima segunda-feira, dia 4. Estrelada por Ravel Andrade, a produção mergulha na vida do lendário pai do rock brasileiro, revivendo sua trajetória artística, os hits e shows emblemáticos, além do lado pessoal do astro baiano desde a infância. Com criação de Paulo Morelli, que divide a direção com Pedro Morelli, a obra Original Globoplay terá os dois primeiros episódios exibidos no ‘Tela Quente’, logo após ‘Vale Tudo’.

A obra se aprofunda na essência do artista, que sempre esteve à frente do seu tempo, desvendando a transformação de Raulzito em um fenômeno que carregava um espírito transgressor e uma genialidade precursora. “Interpretá-lo foi um desafio e uma honra. Raul era um gênio, e eu me esforcei para fazer jus à sua complexidade e paixão pela vida e pela arte. Ele não só fala ao cantar, empodera a pessoa para ser o que ela quiser. Quando você escuta uma canção dele, se inspira e se transforma naquilo”, exalta Ravel, protagonista da trama. Em cena, o público acompanha momentos marcantes do homenageado permeados por suas influências culturais, políticas e espirituais, desde a infância, onde o tímido Raul (interpretado nessa fase por Pedro Burgarelli), já demonstrava a precocidade de querer fazer a diferença e mudar o mundo.

Ao longo dos oito episódios, já disponíveis na íntegra no Globoplay, a produção revela ainda as lutas internas do eterno “Maluco Beleza” e sua busca constante por autenticidade e liberdade de expressão, além de aprofundar nas relações pessoais com suas esposas, amigos e parceiros criativos, mostrando a complexidade de sua personalidade e as influências mútuas em sua jornada. “Foi um privilégio explorar a vida e a arte de Raul Seixas, um verdadeiro ícone da música brasileira. Queríamos capturar não apenas a música, mas também sua alma rebelde e espírito livre”, descreve o criador e diretor Paulo Morelli.

Sucessos de Raul Seixas costuram a trama, que tem a trilha sonora como um de seus pilares. Para garantir uma sonoridade autêntica, músicos que trabalharam com o artista, como Rick Ferreira, Paulo César e o saudoso Mamão (Ivan Conti), foram reunidos para regravar fonogramas clássicos com rigor histórico. Os efeitos visuais também compõem diversas cenas da série, revivendo momentos emblemáticos de apresentações de Raulzito, simulando performances ao vivo e elementos específicos da época. O talento por trás das câmeras também é um show à parte. Para as sequências de show, o artista Tony Gambel divide com Ravel a missão de fazer a voz do ícone, assegurando a autenticidade das performances musicais na tela. O figurino e a caracterização são outros destaques da produção, garantindo o passeio completo pela trajetória de Raul. 

‘Raul Seixas: Eu Sou’ conta com grande elenco, reunindo nomes como João Pedro Zappa (Paulo Coelho), Cyria Coentro (Maria Eugênia), Amanda Grimaldi (Edith Wisner), Caroline Abras (Gloria Vaquer), Julia Stockler (Tania Menna Barreto), Chandelly Braz (Kika Seixas), Camilla Molica (Lena Coutinho), Jaffar Bambirra (Sérgio Sampaio), João Vitor Silva (Cláudio Roberto), Gabriel Wiedemann (Sylvio Passos), Vitor Novello (Plínio Seixas – jovem), Rodrigo Vidal (Plínio Seixas – adulto) e Julio Andrade em uma participação especial como Raul Varella, pai de Raul. A série tem criação de Paulo Morelli, que divide a direção com Pedro Morelli, e produção da O2 Filmes. Com roteiro e redação final de Denis Nielsen, a equipe de roteiristas é formada ainda por Lívia Gaudencio e Marcelo Montenegro. A obra foi selecionada para a competição oficial do festival Series Mania na França, um dos maiores eventos internacionais dedicados a séries, marcando a primeira vez que uma produção brasileira participa da mostra.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *