Fofoca Awards 2025 premia melhores jornalistas dos famosos em 10 de setembro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A fama movimenta um verdadeiro universo de notícias cada vez mais consumidas pela massa nas redes sociais. Pensando justamente em dar palco a quem vive dos bastidores, vem aí a segunda edição do Fofoca Awards (@fofocaawards), premiação dedicada aos jornalistas, apresentadores, criadores de conteúdo e veículos especializados na vida das celebridades. A cerimônia será no dia 10 de setembro, no Cineclube Cortina, em São Paulo, com direito a tapete vermelho. O evento, fechado para 250 convidados, será transmitido ao vivo pelo UOL e a votação popular, de quatro das oito categorias, começa nesta sexta-feira, dia 1º de agosto.
A grande homenageada da noite será a jornalista Sônia Abrão, referência do gênero, com mais de duas décadas no ar e uma legião fiel de telespectadores; a apresentadora será laureada com o troféu “Língua de Ouro” — na primeira edição Leão Lobo foi o homenageado. O evento conta ainda com uma atração musical surpresa.
Cada prêmio será entregue por uma personalidade convidada, entre elas, a astróloga Márcia Sensitiva e o apresentador Renato Ambrósio (“Sabadão de Todos”/ Band TV).
Neste ano, a premiação traz oito categorias, com destaque para três novas: “Programa de Fofoca – Rádio”, “Canal de YouTube ou Podcast” e “Fofoca Internacional”. Quatro delas são abertas à votação popular: “Fofoqueiro do Ano”, “@ de Fofoca”, “Fofoca Nacional” e “Fofoca Internacional” – a partir do dia 1 de agosto, informações no instagram @fofocaawards; e as outras quatro serão escolhidas pelo júri especializado: “Fofoqueiro Revelação”, “Programa de Fofoca – Rádio”, “Canal Youtube e Podcast” e “Programa de Fofoca – TV” (segue lista de todos os indicados no final do texto).
Idealizado por Keila Jimenez, Dennys Motta e Lallo Amaral, o Fofoca Awards, que é a única celebração do mundo que valoriza os profissionais responsáveis por manter o país informado (e entretido!) sobre a vida dos famosos, nasceu para reconhecer o trabalho de quem pauta as conversas nas redes, dá furos, analisa o comportamento desses famosos e mantém o Brasil atualizado (e viciado) nas histórias que mais movimentam o imaginário popular. Como diz o lema da festa: “A gente odeia fofoca, mas… não guardamos segredos.”
“Conseguimos fazer a maior reunião de jornalistas de celebridades do planeta na primeira edição. É um dia de confraternização, para mostrar o poder do jornalismo de celebridades, o poder que temos com os nossos microfones e arrobas. Vocês não imaginam o quanto essa indústria movimenta. São três bilhões de acessos mensais de busca sobre fofoca no Brasil”, afirma Dennys. “Fofoca não é mentira. Fofoca é uma narrativa. Se você quer se conectar com o público, essa conversa te interessa. A fofoca hoje engaja, cria tendências, molda a sociedade e o jeito que a gente pensa”, completa Keila.
“Todo mundo acessa o celular diariamente para saber das notícias. Essas pessoas que consomem celebridades merecem participar”, explica Dennys. Keila complementa: “São assuntos que têm tudo a ver com o termômetro popular. A gente quer transformar a fofoca em algo bacana, não pejorativo. Mostrar a responsabilidade de quem produz.”
Os anfitriões da noite são os idealizadores do prêmio: Keila Jimenez (@ktvefamosos) jornalista com passagens pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, e atualmente na Record TV e rádio Disney, ela é uma das mais respeitadas especialistas em celebridades do país; e Dennys Motta (@dennysmotta) – apresentador dos programas “Perrengue na Band” (Band TV), “Unidos Pelo Pequeno” (rádio Bandeirantes) e “Quem Não Faz Toma” (rádio 89 FM) – é carismático, direto e com talento para conduzir o palco com muito humor. Juntos, eles dividem a cena com o mascote oficial da premiação: Matraka, considerado “a língua mais afiada do Brasil”.
A direção de produção do Fofoca Awards é assinada por Lallo Amaral, que já foi criador de grandes eventos no Brasil, incluindo ativações memoráveis para marcas como “Video Music Brasil” e “Rockgol” (MTV Brasil), Ford Models, HBO, UFC e Cavalera.
E a direção de transmissão, pelo segundo ano consecutivo, é de Mayara Miranda, profissional com passagens por “The Masked Singer Brasil” (TV Globo), Netflix, Prime Video, MAX e Red Bull, e vivência internacional em produções cinematográficas como do filme hollywoodiano “Meu Amigo Pinguim”, onde atuou como assistente de direção.
Categorias da edição de 2025:
Homenageada
Sonia Abrão
Fofoqueiro Revelação
Gabriel Vaquer
Monique Arruda
Gustavo Coruja
Juliane Massaoka
Programa de Fofoca – Rádio (nova categoria)
Lucas Pasin – Band FM/ Rio de Janeiro
Kaká Meyer – Band FM/ São Paulo
Thiago Rocha – Nativa FM
Chupim – Metropolitana FM
Canal YouTube ou Podcast (nova categoria)
Camarote da Fofoca
Diva Depressão
O Brasil que Deu Certo
Webtv Brasileira
Fofoca Internacional (nova categoria e votação popular)
Loucuras do Justin Bieber
Separação Jennifer Lopez e Ben Affleck
Golpe da Sister Hong
Traição CEO no show do Coldplay
@ de Fofoca (votação popular)
O Fuxico
Portal Leo Dias
Gina Indelicada
Alfinetei
Fofoca Nacional (votação popular)
Treta Teen ex-nora Luciano Huck
Separação Virgínia e Zé Felipe
Briga pela guarda do filho da Marília Mendonça
Confusão da Fazenda Talismã
Programa de Fofoca – TV
A Tarde é Sua (RedeTV!)
TV Fama (RedeTV!)
A Hora da Venenosa (TV Record)
Fofocalizando (TV SBT)
Fofoqueiro do Ano (votação popular)
Fabíola Reipert
Leo Dias
Daniel Nascimento
Gabriel Perline
Fábia Oliveira
A edição 2025 do Fofoca Awards tem patrocínio das marcas Ecko Unltd., Jack Daniel’s, UOL, Cineclube Cortina e Pizza Crek, além de apoio da Viva Sorte Apresenta e Inarco Troféus.
SERVIÇO
2ª edição Fofoca Awards
Data: 10 de setembro de 2025.
Transmissão: ao vivo pelo portal UOL (Home e Youtube), a partir das 21 horas.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.