Festcal faz 15ª edição com peças no Campo Limpo de 16 a 30 de agosto em SP

Reprise da Cia La Minima está no Festcal © Carlos Gueller Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O FESTCAL – Festival de Teatro do Campo Limpo chega à sua 15ª edição entre 16 e 30 de agosto, com uma programação gratuita. O evento oferece espetáculos, bate-papos e oficinas em diversos locais da região, buscando a descentralização da arte e o fortalecimento das redes culturais da periferia.

A programação inclui a participação de coletivos e artistas da cena paulistana, como LaMínima, Trupe Lona Preta, Pombas Urbanas, A Próxima Companhia, Ciclistas Bonequeiros, Cia. Dois Ventos, Brava Cia., entre outros.

Os locais que recebem as atividades incluem a Praça do Campo Limpo, o Espaço Cultural CITA, o CEU Campo Limpo, a Fábrica de Cultura do Capão Redondo, o SESC Campo Limpo, a EMEF Leonardo Villas Boas, a EMEF Campo Limpo 3, o Centro de Referência LGBTI+SUL – Edson Neris e a Associação Recreativa Esportiva Bloco do Beco.

Coordenado pela Vila Arte Produções, o FESTCAL tem como objetivo promover o estudo e a troca de experiências teatrais, além de valorizar a memória cultural da região e incentivar a criação de novos coletivos. A curadoria da edição de 2025 é de Gil Marçal e Cynthia Margareth.

Fernanda Péis, produtora executiva, destaca a realização do primeiro FESTCAL Escuta, que buscou fortalecer o diálogo com artistas e coletivos da cena cultural periférica. Ela afirma que o festival se consolida como um movimento que celebra o território e constrói possibilidades pela arte.

Destaques da Programação

A 15ª edição do FESTCAL apresenta 18 espetáculos. A abertura, no dia 16 de agosto, às 16h, no SESC Campo Limpo, será com A Próxima Companhia e o espetáculo “Os Tr3s Porcos”.

Outras atrações incluem a Cia. LaMínima Circo e Teatro com a peça “Reprise” (Praça do Campo Limpo, 17 de agosto, 15h), e os Ciclistas Bonequeiros com “Kamishibai – Histórias Gregas em Português e Libras” (CEU Campo Limpo, 18 de agosto, 14h30). A Trupe Lona Preta leva “O Circo Fubanguinho” à EMEF Leonardo Villas Boas (21 de agosto, 20h30), e a Brava Cia. apresenta “O Chão Não Tá Pra Urso” na Praça do Campo Limpo (24 de agosto).

O CEU Campo Limpo recebe “Florilégio”, da Cia. Pombas Urbanas (26 de agosto, 20h), e “O Ralo da Fossa”, do Coletivo Catadão de Teatro (28 de agosto, 20h). O Núcleo na Pele apresenta “Ocupação Último Desejo” no Centro de Referência LGBTI+SUL – Edson Neris (29 de agosto).

As atividades de formação incluem a oficina “Teatro Periférico: do Hip-Hop pra cena”, com Coro de Teatro (CITA, 22 de agosto, 19h30); a mesa “Produção Cultural e Maternidade”, com Beth Vital, Verônica Mello e Vanessa Zanola (Associação Recreativa Esportiva Bloco do Beco, 30 de agosto, 10h30); e a palestra “O Ator no Palco Invisível”, com Junior Padovani (Centro de Referência LGBTI+SUL – Edson Neris, 30 de agosto, 15h30).

Para a programação completa, siga o FESTCAL nas redes sociais: @festcal.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *