Centenário do Grupo Globo ganha selo comemorativo dos Correios com imagem de Roberto Marinho

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Em celebração aos 100 anos do Grupo Globo, os Correios lançaram um selo institucional em homenagem à data. A peça postal foi apresentada em evento realizado nesta terça-feira, dia 29, no Instituto Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, conduziu o evento filatélico que homenageou o centenário do maior conglomerado de mídia e comunicação do Brasil e da América Latina. Participaram da solenidade a secretária-executiva no Ministério das Comunicações (MCOM), Sonia Faustino, e o presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho.
“Para nós, dos Correios, é uma honra participar de um marco tão significativo para a história do Grupo Globo e de milhões de brasileiras e brasileiros. O selo institucional é uma homenagem merecida à trajetória de sucesso e à contribuição do Grupo Globo para a cultura e a informação no país. Esperamos que esta peça postal simbolize o orgulho e o reconhecimento de todos os colaboradores, parceiros e espectadores que fazem parte desta história”, destacou o dirigente da estatal.
“Participar da celebração deste primeiro centenário é reconhecer a importância deste grupo na formação da nossa sociedade. Esse selo não é apenas uma homenagem, mas um registro histórico. É a lembrança de que, ao longo de 100 anos, a Globo se tornou parte da memória afetiva e da identidade cultural do nosso país. Assim como as cartas levadas pelos Correios, as notícias, programas e conteúdos da Globo viajaram e continuam viajando por todo o Brasil, conectando pessoas, ideias e histórias”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A secretária-executa do MCOM e presidente do Conselho de Administração dos Correios, Sonia Faustino, reconheceu em sua fala a relevância do Grupo Globo para a formação social brasileira. “Temos um compromisso firme com a democratização do acesso à informação e à tecnologia. Esse é um princípio do governo do presidente Lula, que temos o orgulho de compartilhar com o Grupo Globo. Participar da celebração deste primeiro centenário é reconhecer a importância deste grupo na formação da nossa sociedade. Os veículos e produtos Globo estão presentes na vida de milhões de brasileiros, de todas as classes, idades e regiões do país, gerando conhecimento, informação e entretenimento’, disse a secretária.
O presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, reforçou a visão institucional que permeia todo o conglomerado de mídia. “É com muito prazer que a gente recebe essa homenagem. Com a comemoração desse centenário, buscamos todas as nossas referências históricas. E tem sido um processo muito interessante perceber que o nosso jeito de ser nasceu lá no início do século, com Irineu Marinho. Para mim, o grande destaque deste centenário é percebermos que mudam os processos, mudam a tecnologia e o ambiente competitivo, mas a nossa essência é sempre a mesma. E é com ela que a gente pretende caminhar para o futuro. Com a convicção de que estaremos sempre ao lado da sociedade, informando com responsabilidade e criando um ambiente seguro para as família brasileiras se divertirem e se informarem”, disse o executivo.
Imagem do selo – A peça traz a marca do jornal O Globo, primeiro veículo do grupo, fundado por Irineu Marinho em 1925. Logo abaixo está o símbolo “100”, que integra a campanha comemorativa do centenário da marca, na qual os dois zeros formam o símbolo do infinito. De dentro do primeiro zero sai uma imagem caricaturada de Roberto Marinho, filho mais velho de Irineu Marinho e responsável por conduzir, durante décadas, o que se tornaria o maior grupo de mídia e comunicação do Brasil. O cartunista Chico Caruso, chargista do jornal O Globo há 30 anos, assina a caricatura que compõe o selo.
O selo postal institucional 100 Anos do Grupo Globo tem valor equivalente ao 1º Porte da Carta e está disponível para solicitação nas agências dos Correios e no site www.correios.com.br.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.