Espetáculo Passos estreia no Teatro Itália inspirada em dorama coreano

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Coletivo Oriente-se e a NAGAI Produções trazem a São Paulo a peça “Passos”, uma produção livremente inspirada no dorama coreano “Navillera”, da Netflix. Com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Victoria Ariante, o espetáculo propõe uma reflexão sobre envelhecimento, diferenças geracionais e a exclusão da população idosa. A temporada de estreia será de 1º a 31 de agosto de 2025, no Teatro Itália.
O elenco é composto por Edson Kameda (que vive seu primeiro protagonista aos 67 anos), Caio Mutai, Gilberto Kido, Winnie Moriyama e Emilia Kiyohara.
Rogério Nagai, idealizador do projeto, revela que a inspiração veio da sensibilização com a história original, questionando a realização de sonhos na vida. A dramaturgista Renata Mizrahi destaca que a peça provoca uma reflexão sobre “a coragem de mudar de vida em uma idade na qual o preconceito e o etarismo predominam”. A diretora Victoria Ariante enfatiza a importância de trazer o tema do etarismo à tona, propondo uma reflexão sobre a “importância da arte e da poesia para a construção de relações ancoradas em alteridade e sensibilidade”.
“Passos” narra a história de Aurélio, um homem de 70 anos que, após a aposentadoria, decide realizar seu antigo sonho de dançar. No entanto, ele enfrenta o preconceito de seu jovem professor, Hugo. A peça aborda temas como resiliência, etarismo e a possibilidade de aprendizado entre diferentes gerações.
Passos
com o Coletivo Oriente-se
Temporada: 1º a 31 de agosto de 2025
Às sextas-feiras, às 20h; aos sábados, às 19h; e aos domingos, às 18h
Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344 – Subsolo – República, São Paulo
Ingressos populares: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
Venda online em https://site.bileto.sympla.com.br/teatroitalia/
Bilheteria: abre duas horas antes de cada apresentação
Classificação: 10 anos
Duração: 80 minutos
Capacidade: 274 lugares (4 cadeiras para pessoas obesas)
Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.