Victor Grizzo faz exposição Cirúrgico – Anatomias do Corpo em Invenção no Museu de Anatomia Humana da USP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Reportagem do JORNAL DA USP
Com a proposta de uma viagem visual que une arte e ciência, a exposição Cirúrgico – Anatomias do Corpo em Invenção foi inaugurada no dia 16 de julho no Museu de Anatomia Humana (MAH) Professor Alfonso Bovero, na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo, aberta ao público das 13h às 16h. São 18 obras originais do artista visual Victor Grizzo, que exploram uma “cartografia imaginária do corpo humano”, indo além de ossos e músculos para revelar como fazemos da própria anatomia signo e linguagem.
“Em tempos de procedimentos cirúrgicos altamente tecnológicos e voltados a padrões de beleza uniformizados, Grizzo recorre aos recursos de outras espécies da natureza, sugerindo a hibridização entre o humano e outros seres. Com um vocabulário estético que remete a um imaginário protocientífico fantasioso, o artista explora livremente, com humor e criatividade, as infinitas possibilidades da invenção”, explica Mariana Leão, curadora da exposição.
Combinando técnicas como tinta acrílica, grafite e lápis de cor sobre papel de algodão, Victor Grizzo apresenta a série Cirurgias, que inclui obras como Cirurgia para Bordadeiras, Cirurgia para Nadadores e Cirurgia para Pianistas. Os desenhos, detalhados e carregados de expressão, propõem anatomias inventadas: composições híbridas que fundem partes humanas a elementos de outras espécies. As imagens dialogam com antigos atlas anatômicos do século 19 e também com universos da ficção científica, como o de Frankenstein, de Mary Shelley.

.
“Cada trabalho revela, para além de músculos e ossos, as camadas de representação e construção cultural que definem o corpo como signo – um corpo que, na arte, deixa de ser apenas organismo para tornar-se linguagem e pensamento visual”, destaca a apresentação da exposição. As obras propõem, em conjunto, uma cartografia imaginária do corpo humano, revelando tanto suas estruturas visíveis quanto as camadas subjetivas que os constituem.
“Eu recrio os atlas de anatomia do século 19 por meio da pintura e do desenho e crio cirurgias fantasiosas, que não existem”, destacou Grizzo nas redes sociais. “Por exemplo, em cirurgias para uma bordadeira, eu coloco aranhas para facilitar o trabalho dela, assim como, num nadador, eu faço uma cirurgia nos pés dele e implanto pés de patos verdadeiros nele”, explica.

A exposição dialoga com o acervo científico do museu da USP, sob direção da professora Silvia Lacchini, do Instituto de Ciência Biomédicas (ICB), e busca a arte como instrumento de reflexão sobre a condição humana.
Narrativas entre o científico e o fantástico
Victor Grizzo, nascido na cidade de Jaú, em São Paulo, em 1992, é artista visual, escritor e educador. Licenciado e bacharel em História pela USP, explora em suas pinturas, desenhos e textos a anatomia, a memória e a literatura, criando narrativas que transitam entre o lúdico, o científico e o fantástico. Entre suas exposições, destacam-se Methamorphosis (Senac-Lapa Scipião), Interior em Mim (Casa de Cultura de Jaú) e sua participação em O Mundo de Tim Burton (MIS-SP). É autor dos livros Onde Moram os Ventos, Luz dos Olhos Meus e O Segredo que Habitava o Armário.

Exposição Anatomias do Corpo em Invenção
Das 13h às 16h, com entrada gratuita, no Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero – ICB III, USP, na Avenida Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. Entrada gratuita. Mais informações no site neste link, nas redes sociais Facebook e Instagram, pelo telefone: (11) 3091-7360, ou e-mail: [email protected]
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.