FIGA divulga espetáculos selecionados no Nordeste e em Salvador

the historic center of salvador bahia brazil
FIGA acontece em Salvador da Bahia de 1º a 14 de setembro de 2025 © Leonardo Dourado Pixels.com Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Festival Internacional Gestos de América (FIGA), sucessor do FilteBahia, anuncia sua edição de 2025 com programação de 1º a 14 de setembro em Salvador, Bahia. O evento se posiciona como um ponto de difusão das artes cênicas latino-americanas, com apresentações, showcases, rodadas de negócios e a construção de redes internacionais para a circulação de produções.

Nesta edição, o FIGA integra o MITNordeste – Mercado Internacional de Teatro Nordestino e o MITSalvador – Mercado Internacional Salvador Janela ao Mundo, incorporando nove espetáculos nordestinos e sete soteropolitanos. Essas plataformas buscam fomentar e comercializar as artes cênicas da região, promovendo o intercâmbio artístico e conectando produções nordestinas ao mercado internacional.

Além das apresentações completas, o festival contará com 15 produções para showcases e 20 representantes para a Rodada de Negócios, que terá a participação de 30 curadores e programadores internacionais. Dois catálogos especializados também serão elaborados para a promoção das obras em festivais e feiras internacionais.

Os espetáculos selecionados pelo MITNordeste são: “Guiança” (Ireno Júnior, Teresina, PI), “Bípede sem pelo” (Alexandre Américo, Natal, RN), “Nego D’Água” (André Vitor Brandão da Silva, Petrolina, PE), “Inacabado” (Grupo Bagaceira de Teatro, Fortaleza, CE), “Metendo a Boca” (Ricardo Tabosa, Fortaleza, CE), “Sopro D’Água” (Gabi Holanda, Olinda, PE), “Medalha de Ouro” (Andreia Pires, Larissa Góes e Sol Moufer, Fortaleza, CE), “Tchau, Amor” (Inquieta Companhia, Fortaleza, CE) e “Normal mente (Dança-Libras)” (Clarissa Costa, Fortaleza, CE).

Os espetáculos escolhidos para o MITSalvador são: “Pulsações – o filme” (Coletivo Livre de Espetáculos – Uerla Cardoso e Rebeca Oliveira), “Museu do que somos” (CORRE – Coletivo Cênico – Rafael Brito Pimentel), “As tentações do Padre Cícero” (Teatro Nu – Gil Vicente Tavares), “Das coisa’ dessa vida” (Ricardo Fagundes), “Meninas contam a Independência” (A Panaceia – Camila Guilera), “Peça sem Drama” (Terceira Margem – Caio Rodrigo) e “Golpes no Ventre” (Sinuosa Companhia de Teatro – Jane Santa Cruz). O MITSalvador – Janela ao Mundo tem apoio financeiro da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos – Edital Gregórios (Ano IV).

Para os showcases, com apresentações em formato reduzido para curadores, foram selecionadas as produções: “Erradicação” (Maciej Rozalski), “Mar” (Mimus Cia de Teatro Mar), “Do outro lado do mar” (Teatro dos Novos), “A Comida” (Andrea Mota), “Minha mãe e eu” (Fábio Vidal), “A travessia do grão profundo” (Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar – Paulo Atto) e “Carranca – Da proa do barco para o palco” (Grupo Mistura – Gilberto Gesse Morais Jr.).

Artistas e representantes das produções selecionadas participarão de Rodadas de Negócio com programadores internacionais. É necessária a presença em um workshop online sobre internacionalização das artes cênicas, com data a ser divulgada. A produção do FIGA fará contato por e-mail e WhatsApp para informações complementares.

O FIGA celebra 15 anos projetando o teatro latino-americano e o Nordeste para o mundo. Para mais informações e atualizações, os interessados podem acompanhar o site e as redes sociais oficiais do FIGA.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *