Marcelo Médici estreia Dona Lola, seu segundo solo, inspirado em mulheres com quem conviveu

Marcelo Medici é Dona Lola em seu segundo solo no Teatro Sabesp Frei Caneca em SP © Jairo Goldflus Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Marcelo Médici, um dos nomes mais relevantes e talentosos do humor brasileiro, celebra 35 anos de uma carreira multifacetada com a estreia de “Dona Lola”, seu segundo espetáculo solo. A peça, que ao Teatro Sabesp Frei Caneca, é uma homenagem às mulheres que moldaram a trajetória pessoal e artística do ator, prometendo risos e reflexões sobre temas cotidianos.

“Dona Lola” surge na esteira do sucesso estrondoso de “Cada Um Com Seus Pobrema”, espetáculo que celebrou duas décadas em cartaz, atraindo mais de um milhão de espectadores e consolidando-se como um marco no teatro nacional.

Universo feminino

Com a nova montagem, Médici explora um universo feminino peculiar através da personagem-título.

A protagonista é uma senhora, dona de casa, que vê sua vida virar do avesso ao se tornar um fenômeno nas redes sociais, impulsionada pelos vídeos de sua neta.

Motivada por amigas, Dona Lola decide subir ao palco, mesmo sem experiência ou um roteiro definido. O que se segue é uma noite de revelações, onde a ausência das amigas na plateia desencadeia a “ira de Dona Lola, que acaba expondo a vida de suas amigas e, de certa forma, dizendo muito sobre ela”, como conta o ator.

Apesar de ficcional, o texto incorpora “histórias reais e lembranças de muitas pessoas” que Marcelo conviveu durante sua vida, “situações e relatos absurdos e hilários”, ele adianta.

A comédia, permeada por uma fina ironia, aborda temas como amizade, etarismo, família e até mesmo o perdão, com uma pitada de vingança bem-humorada, pois, como o próprio texto sugere, “o perdão é libertador, sobretudo quando ele vem depois de uma deliciosa vingança.”

Marcelo Medici no camarim © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Novo ciclo

“Dona Lola” marca um novo ciclo na carreira de Marcelo Médici, um artista que demonstra uma notável capacidade de se reinventar, mantendo sempre uma conexão genuína com seu público.

A direção é assinada por Ricardo Rathsam, parceria que se mostra “mais uma vez afiada, atual e irresistivelmente divertida”, reafirmando uma colaboração de mais de duas décadas iniciada com o próprio “Cada Um Com Seus Pobrema”.

Além de Rathsam, Médici reedita as parcerias com Mira Haar na direção de arte e com Thati Manzan na direção de produção, prometendo uma montagem que une talento e experiência.

Marcelo Medici em Cada Um Com Seus Pobrema © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Um artista formidável

Marcelo Médici, formado no Teatro Escola Célia Helena e no CPT (Centro de Pesquisa Teatrai), consolidou seu nome no cenário cultural brasileiro. No teatro, atuou ao lado de grandes nomes como Bibi Ferreira, Marília Pêra, Antunes Filho e Gerald Thomas. Além de “Cada Um Com Seus Pobrema”, protagonizou musicais de sucesso como “Se Meu Apartamento Falasse”, “Rocky Horror Showw” e “Wicked”.

Na televisão, esteve em novelas da Rede Globo como “Belíssima” e, mais recentemente, “Família É Tudo”, além de séries como “O Canto da Sereia” e “Nada Suspeitos”, na Netflix. No cinema, participou de filmes como “Getúlio”, ao lado de Tony Ramos. Como humorista, fez parte do elenco original do “Terça Insana” e há mais de uma década integra o elenco do “Vai Que Cola”, com seu personagem Sanderson, que lhe rendeu o Prêmio Multishow do Bom Humor.

A estreia de “Dona Lola” não é apenas a apresentação de um novo espetáculo, mas a celebração de uma carreira sólida e um convite para o público rir e se emocionar com o talento desse grande artista chamado Marcelo Médici.

Serviço

Dona Lola

Teatro Sabesp Frei Caneca
Shopping Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569 – Consolação
https://teatrosabespfreicaneca.com
Dias e horários: de 5 a 26 de julho, sábados, às 20h
Duração: 80 min.
Classificação: 12 anos
Capacidade: 600 pessoas
Ingressos: a partir de R$70
Obs.: Confira a legislação vigente para meia-entrada.
Canais de vendas oficiais:
Uhuu.com: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/marcelo-medici-em-dona-lola-14718 
Bilheteria física (Teatro Sabesp Frei Caneca): De terça a domingo, das 12h às 20h (pausa almoço das 15h às 16h)
Acessibilidade
Ar-condicionado
Estacionamento próprio do Shopping Frei Caneca

Ficha Técnica

DONA LOLA – de Marcelo Médici
Direção: Ricardo Rathsam
Texto e Trilha Sonora: Marcelo Médici e Ricardo Rathsam
Direção de Produção: Thati Manzan
Direção de Arte: Mira Haar
Design de Luz e Operação: Ricardo Silva
Direção de Movimento: Kátia Barros
Design de Som: André Omote
Operador de Som: Thiago Rocha
Diretor de Palco: Paulo Travassos
Design Gráfico: Marcio Villar
Foto do cartaz: Jairo Goldflus
Visagismo: Marcos Padilha
Peruca: Emi Sato
Assistente de direção de arte: Yumi Ogino
Costureira:  Judite de Lima
Voz off personagem Olga: Antonio Fagundes
Voz off personagem: Marli Tony Ramos

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *