★★★★ Crítica: João, musical da Cia da Revista, mergulha crueza da metrópole na poesia de João Cabral de Melo Neto

Musical João está em cartaz no Espaço Cia da Revista sob direção de Kleber Montanheiro © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
JOÃO
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sex, sáb e dom 20h. Até 3/8/2025

Espaço Cia da Revista (Al. Nothmann, 1135, SP)
Compre seu ingresso!

A respeitada Cia da Revista, com 25 anos de trajetória, encena a terceira obra de sua trilogia Conexão São Paulo – Pernambuco. Após Nossos Ossos e o premiado sucesso Tatuagem, tem vez João, musical denso dirigido por Kleber Montanheiro e inspirado na obra do poeta e diplomata pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999), do clássico Morte e Vida Severina. Com nítida influência do Teatro Oficina de Zé Celso, a obra escrita por Marcelo Marcus Fonseca mergulha em ares líricos e surrealistas para contar a história de dois homens de nome João. O primeiro é o próprio poeta, interpretado pelo elegante Vitor Vieira, migrante e diplomata no Rio de Janeiro. O segundo, é vivido por Dudu Galvão, um João-Severino que migra para São Paulo em busca de vida nova. O destaque vai para a entrega do elenco e as excelentes músicas de Marco França — também diretor musical — com inteligentes letras de Vitor Rocha. As canções são cruciais para que a história avance e seja melhor compreendida. Nesta releitura urbana e atual, estão presentes a ganância da especulação imobiliária e a luta da classe artística pela sobrevivência, mas também a perseguição política que Melo Neto sofreu. Se Vitor Vieira e Dudu Galvão estão ótimos como protagonistas, também brilham intensamente as duas atrizes coprotagonistas, Marina Mathey, como Gaivota, uma travesti artista (também defendida pela ótima stand-in Mattilla), e Bia Rezi, sua melhor amiga — e a melhor cantora do espetáculo —, ameaçada pelo vilão vivido por Zé Guilherme Bueno, que, apesar das poucas cenas, mostra intensidade na composição do crápula. Ainda orbitam o palco giratório Gabriel Natividade, Neto Vilar, Pedro Ulee, Pedro Bignelli, Vithor Zanatta e Josinaldo Filho. No time criativo, os inventivos figurinos de jeans remendados de Marcos Valadão dão a medida exata da frieza urbana, poetizada com a luz de Gabriele Souza, o visagismo de Louise Heléne e a cenografia de Sergio Murilo, Marcus Caselato e Sara Mynai. João é um espetáculo lírico que resgata importante obra de nossa literatura para fazê-la conversar com o Brasil atual. O musical mergulha, acertadamente, a crueza da metrópole na poesia sensível de João Cabral de Melo Neto, sempre atenta àqueles à margem.

★★★★
JOÃO
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sex, sáb e dom 20h. Até 3/8/2025

Espaço Cia da Revista (Al. Nothmann, 1135, SP)
Compre seu ingresso!

Blog do Arcanjo mostra artistas nos bastidores do musical João da Cia da Revista

Cia da Revista celebra sucesso do musical João em seu espaço: Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu

Blog do Arcanjo mostra imagens exclusivas do musical João da Cia da Revista

João
Musical da Cia da Revista

Ficha Técnica:

Dramaturgia: Marcelo Marcus Fonseca
Direção e cenários: Kleber Montanheiro
Figurinos: Marcos Valadão
Direção musical e arranjos: Marco França
Músicas: Vitor Rocha (letras) e Marco França (músicas)
Iluminação: Gabriele Souza
Visagismo: Louise Heléne
Preparação Vocal e assistência: Natália Quadros
Assistente de direção: Ana Elisa Mattos
Assistente de figurinos: Acrides
Modelagem e costura: Ana Cristina Driscoll, Mariluce da Costa, Salomé Abdala e Sônia Maria Mendonça
Equipe de figurino: Nilo. e Rebeca Oliveira
Sapatos: Calçados Porto Free
Cenotecnia: Evas Carretero
Equipe de cenografia: Sergio Murilo, Marcus Caselato, Sara Mynai.
Elenco: Vitor Vieira, Dudu Galvão, Marina Mathey, Bia Rezi, Zé Guilherme Bueno, Gabriel Natividade, Neto Vilar, Pedro Ulee, Pedro Bignelli, Vithor Zanatta e Josinaldo Filho.
Músico ensaiador: Gabriel Hernandes
Músicos: Cassio Percussa, Gabriel Hernandes, Juliano Veríssimo e Wagner Passos
Fotos do elenco: Cleber Correa
Microfonista: Brenda Umbelino
Desenho de som: Zelão Martins
Direção de produção: Jota Rafaelli
Produção Financeira: Rafael Petri
Produção: Movicena Produções
Realização: Cia. da Revista
Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *