Ricardo Feltrin conta trajetória para Danilo Gentili no The Noite do SBT

Ricardo Feltrin é entrevistado por Danilo Gentili no The Noite no SBT © Lourival Ribeiro SBT Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O programa The Noite terá a presença de Ricardo Feltrin, uma das figuras mais proeminentes do jornalismo de entretenimento brasileiro, nesta terça, 1º. Em uma descontraída conversa no SBT com o apresentador Danilo Gentili, Feltrin compartilhará momentos marcantes de sua carreira, revelará detalhes dos bastidores de grandes reportagens e surpreenderá a todos com uma performance ao piano.

Antes de se consolidar como jornalista, Feltrin explorou diversas outras áreas profissionais. Ele recorda, bem-humorado: “Comecei como técnico em cerâmica. Fiz SENAI e fui trabalhar na Deca, em Jundiaí, no departamento de engenharia de processos, que era superchique, mas a gente fazia privada”. Essa foi apenas uma das várias experiências que o moldaram antes de sua entrada no jornalismo.

Feltrin revela como a transição para a carreira jornalística aconteceu: “Eu era professor e músico. Um dia, abriu um curso de trainee da Folha e eu tinha uma amiga, namorada, que mandava cartas de amor. Ela dizia: ‘Você escreve muito bem, por que não tenta fazer o curso de trainee?’ Aí eu passei. Fui trabalhar em um caderno regional, a Folha ABCD. Ali tinha de tudo: fazia esporte, política, sindicato… Minha especialidade era polícia e sindicato”.

Com 32 anos de dedicação ao jornalismo, atuando na Folha e no UOL, Feltrin atualmente comanda seu próprio canal no YouTube. Durante o bate-papo, ele revisitará algumas das coberturas mais significativas de sua trajetória, incluindo o notório “Tremsalão”, o caso da Escola Base, o falecimento do Papa João Paulo II e o julgamento do Padre Marcelo Rossi no Vaticano.

Em 1997, ele direcionou sua carreira para o segmento de entretenimento, onde se destacou como jurado do Troféu Imprensa por vários anos e ganhou notoriedade nos círculos de celebridades.

A mudança para essa área teve um motivo peculiar, conforme ele explica: “Fui para o entretenimento por causa do SBT. Alguém publicou uma nota errada sobre o SBT, não conseguiu provar e foi demitida. Era da Folha da Tarde. Eu era repórter de administração pública na Folha e fui convidado. Lá eu trabalhava 15 horas por dia. Aí, no SBT, eram 3 horas, eu ganhava o dobro e era só para botar fofoquinha”.

Com seu habitual senso de humor, Feltrin também revelará uma curiosidade pouco conhecida sobre sua paixão por patos e objetos com a ilustração do animal. Ele narra a origem dessa adoração com um riso: “Estava comendo um bife, devia ter uns 4 anos, minha mãe colocou no meu prato e eu perguntei o que era. Ela disse: ‘Patinho’. Joguei no chão, saí correndo, me tranquei no banheiro e comecei a chorar. Uma hora meu vô bateu na porta e falou: ‘Sai daí. Você viu o que fez com a sua mãe?’, e me deu um tapão. Ela riu tanto que perdeu o ar, teve arritmia e foi para o hospital”. Ele conclui, explicando a consequência inusitada: “Depois disso, peguei paixão por pato, por bichos, no geral”.

O programa The Noite, comandado por Danilo Gentili, é exibido de segunda a sexta-feira, no SBT, com o episódio de hoje iniciando a partir das 00h45.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *