Palco Giratório acontece no Sesc São Paulo em junho com 16 companhias de 15 estados

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Palco Giratório faz sua estapa paulistana neste mês. O projeto que é referência nacional em circulação de espetáculos chega ao Sesc São Paulo de 5 a 29 de junho, em 14 unidades da capital, Grande São Paulo e interior do estado. São 16 companhias de 15 estados, além de oficinas e bate-papos.
O circo é o grande homenageado por meio da Escola Pernambucana de Circo, projeto social com forte atuação na periferia do Recife, e de Fátima Pontes, atriz, pesquisadora e dramaturga que lidera a companhia há 27 anos.
Abertura
A abertura é no dia 5/6, no Sesc Santana, com o espetáculo Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro, da Trupe Circus (PE). A montagem presta homenagem a Chico Science, ícone pernambucano da cultura pop dos anos 1990 e 2000 e ao Movimento Manguebeat.
Destaques
Entre os destaques da circulação está o espetáculo Da Janela, da Trupe do Experimento (RJ), que será apresentado no Sesc Santo Amaro nos dias 14 e 15/6. A peça conta a história de amizade entre três crianças e utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como parte da narrativa.
Já no Sesc Itaquera, no dia 27/6, será apresentada Ané das Pedras, teatro performativo do Coletivo Flecha Lançada Arte (CE). A peça se constrói como um ritual, como quem conta um sonho e leva ao público a cena indígena contemporânea.
No interior, o Sesc Sorocaba recebe, nos dias 20 e 21/6, Vapor – Ocupação Infiltrável, da Original Bomber Crew (PI). O espetáculo de dança aborda temas como invisibilidade e ocupação dos espaços urbanos, a partir da vivência de jovens em comunidades periféricas.
Ações formativas
O Palco Giratório também realiza ações formativas, trazendo as oficinas CirFormando – Oficina de Educadores de Circo Social, com a Escola Pernambucana de Circo (PE), e Dança Quebrada, com Original Bomber Crew (PI), que promovem a experimentação e o compartilhamento da pesquisa das companhias participantes. E quatro sessões do Pensamento Giratório – debates pós-espetáculo que buscam criar um espaço seguro e acolhedor para o diálogo entre artistas, coletivos e o público.
Sobre o Palco Giratório
Palco Giratório foi lançado em 1998 e já contou com a participação de 412 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo cerca de 10 mil apresentações a um público estimado em mais de 5 milhões de espectadores. É reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. Mais informações em www.sesc.com.br/palcogiratorio
PALCO GIRATÓRIO
De 5 a 29 de junho de 2025
Unidades Capital e Grande São Paulo: 24 de Maio, Belenzinho, Consolação, Guarulhos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro, Santo André.
Interior: Campinas, Jundiaí, Sorocaba
Mais informações em sescsp.org.br/palcogiratorio
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.