Tiradentes em Cena diverte crianças e famílias com Tubarão Martelo, bonecos e teatro lambe-lambe

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*
O 12º Tiradentes em Cena, realizado de 21 a 25 de maio de 2025 com mais de 50 atrações, reservou uma parte especial para a diversão conjunta de crianças e suas famílias. Peças de classificação livre fizeram a alegria do público durante o evento dirigido por Aline Garcia na charmosa cidade histórica mineira.
O Circo Carlos Filipe em Apuros movimentou os estudantes das escolas João Pio, Ademar Natalino Longatti e Aliece de Lima, com seu palhaço malabarista e monocilista, vivido por Cafi Otta, no dia 22 de maio.

O Teatro Lambe-Lambe apresentou-se no bairro Várzea de Baixo, com os Ciclistas Bonequeiros, encantando a todos com sua delicadeza poética, nos dias 22 e 23 de maio.

A Farra do Boi Bumbá foi a aposta de Os Ciclomáticos Cia de Teatro para o Palco Sesc, com seu folclore de qualidade no dia 23.

Também no dia 23 foi a vez de o público que passou pelo Largo das Forras, principal praça de Tiradentes, conferir as Histórias do Vovozito, com Mestre Antero e seus bonecos.

Falando em bonecos, o tradicional Teatro de Bonecos de Tiradentes também teve sessão lotada com a sua poética ímpar.

A intervenção Clodoaldo, Clô, Seu Clô, da Trupe Trickster e Trickster Atelier de Seres Imáginários, de Leo Ortiz, encantou quem passou pela Rua Direita no dia 24 de maio.

Outra ação que trouxe poesia para o cotidiano tiradentino foi a Clínica do Encantamento, com Tania Alice e Caio Picarelli, dos Performers sem Fronteiras, que recuperaram os pequenos encantamentos de quem passou pelo Largo das Forras.

No mesmo dia, O Amor de Florisberta, com a palhaça criada por Mariana Azevedo, encantou o público no Palco Sesc, com sua saga em busca do amor.
A noite de sábado, 24, terminou com a família reunida para ver o espetáculo musical Tubarão Martelo no Palco Principal, com seus personagens direto do fundo do mar, sob direção de Carlos Magalhães Mága e roteiro de Ana Luisa Alves e Claudio Fraga.

No domingo ainda teve Ha!, no Palco Sesc, com a história de uma criança que passa madrugadas no celular e não consegue dormir, com o Grupo Artilharia Cênica dirigido por Eros P. Galão e os atores Bruno Maracia, Igor Fonseca e Raniele Barbosa. Uma reflexão importantíssima sobre o uso nocivo das tecnologias pelas novas gerações.

Para futuros artistas, foi realizada a Oficina de Mamulengos, com Mestre Antero, de Pernambuco, no Museu da Liturgia. Ao fim, vários novos bonecos surgiram para encantar as Minas Gerais.
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Tiradentes em Cena.
Acompanhe a cobertura do Tiradentes em Cena no Blog do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.