WeDo lança plataforma virtual e gamificada de espetáculos de e-teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Brasil ganha a partir desta terça-feira, 20 de maio de 2025, uma nova forma de arte em ambiente virtual, o E- Teatro WeDo. De olho no cenário digital brasileiro, em que o consumo bate recorde, as responsáveis por este projeto ousado e pioneiro querem recriar, no ambiente digital, a experiência imersiva do “ir ao teatro”.
A WeDo! Entretenimento, que tem um pinguim como avatar, estreia oficialmente sua plataforma de espetáculos virtual e gamificada, a primeira do mundo, segundo suas criadoras. A abertura de dá com três produções exclusivas: Maria Peregrina (drama premiado com direção de Claudio Mendel, inspirado em uma peregrina real), Moléstia (thriller psicológico dirigido por Marcéu Pierrotti que aborda abuso infantil e neurodiversidade) e Nunca Vi uma Gaivota (espetáculo metalinguístico com dramaturgia de Carolina Marafiga Minuzzi e direção de Flavia Pucci, livremente inspirado no clássico A Gaivota, de Tchekhov).
Por meio de câmeras posicionadas em pontos distintos, a plataforma digital interativa propõe ao público escolher a posição de espectador, assim como a possibilidade de interação entre os usuários. O intuito é proporcionar experiências imersivas únicas, afirmam as idealizadoras, Carol Guimarães (CEO) e Didi Paulini (COO).
Para elas, o e-Teatro WeDo! surge como uma solução inovadora para ampliar o acesso à arte e cultura para milhões de brasileiros conectados.
Em um país ainda precário em ofertar espaços culturais para grande parte da população, majoritariamente fora do eixo Rio/São Paulo, a experiência gamificada e coletiva, busca resgatar a vivência teatral, além de ofertar o sentido coletivo da experiência cênica.
Com ingressos a preços significativamente mais baixos do que em salas físicas, com valores de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada), a iniciativa reforça o compromisso com a democratização da cultura.
Saiba mais em: https://www.wedoentretenimento.com/
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.