WeDo lança plataforma virtual e gamificada de espetáculos de e-teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Brasil ganha a partir desta terça-feira, 20 de maio de 2025, uma nova forma de arte em ambiente virtual, o E- Teatro WeDo. De olho no cenário digital brasileiro, em que o consumo bate recorde, as responsáveis por este projeto ousado e pioneiro querem recriar, no ambiente digital, a experiência imersiva do “ir ao teatro”.
A WeDo! Entretenimento, que tem um pinguim como avatar, estreia oficialmente sua plataforma de espetáculos virtual e gamificada, a primeira do mundo, segundo suas criadoras. A abertura de dá com três produções exclusivas: Maria Peregrina (drama premiado com direção de Claudio Mendel, inspirado em uma peregrina real), Moléstia (thriller psicológico dirigido por Marcéu Pierrotti que aborda abuso infantil e neurodiversidade) e Nunca Vi uma Gaivota (espetáculo metalinguístico com dramaturgia de Carolina Marafiga Minuzzi e direção de Flavia Pucci, livremente inspirado no clássico A Gaivota, de Tchekhov).
Por meio de câmeras posicionadas em pontos distintos, a plataforma digital interativa propõe ao público escolher a posição de espectador, assim como a possibilidade de interação entre os usuários. O intuito é proporcionar experiências imersivas únicas, afirmam as idealizadoras, Carol Guimarães (CEO) e Didi Paulini (COO).
Para elas, o e-Teatro WeDo! surge como uma solução inovadora para ampliar o acesso à arte e cultura para milhões de brasileiros conectados.
Em um país ainda precário em ofertar espaços culturais para grande parte da população, majoritariamente fora do eixo Rio/São Paulo, a experiência gamificada e coletiva, busca resgatar a vivência teatral, além de ofertar o sentido coletivo da experiência cênica.
Com ingressos a preços significativamente mais baixos do que em salas físicas, com valores de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada), a iniciativa reforça o compromisso com a democratização da cultura.
Saiba mais em: https://www.wedoentretenimento.com/
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.