Da Lama ao Caos revive no Projeto Replay com D2, Duda Beat e filha de Chico Science

Louise e o pai, Chico Science – Foto: Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O emblemático álbum “Da Lama ao Caos”, de Chico Science & Nação Zumbi, ganha uma roupagem contemporânea e emocionante na segunda temporada do Projeto Replay. Celebrando os 30 anos do disco seminal do Manguebeat, o projeto une a força de Marcelo D2, a voz marcante de Duda Beat e a efervescência de jovens talentos recifenses, como o trapper Mago de Tarso, em releituras inéditas.

A edição celebra a diversidade da música brasileira, reunindo ainda nomes como Barbarize, Jup do Bairro, Zegon, FBC, Sofia Freire e China Ina, Uana, Chico Chico e Machete Bomb, Luana Flores e Percurtindo, Black Pantera, Mago de Tarso e Louise, filha de Chico Science, que tinha apenas seis anos quando o pai morreu. 

Louise emociona ao se lançar como cantora com uma versão pessoal de Risoflora. A escolha da música gerou um momento curioso, como ela conta: “Foi engraçado, porque o D2 escolheu a mesma música que eu. Só que eu tive que dizer nananinanão, essa é minha”. Apesar de criteriosa com as homenagens ao pai, Louise se entregou ao processo com grande emoção.

Com estreia marcada para 30 de maio, 21h, no Canal Bis e Globoplay, o Replay apresenta um álbum e uma série documental de oito episódios, desvendando os bastidores das gravações no Artsy Club, em São Paulo. Sob a direção geral de José Francisco Tapajós, cada faixa é reinventada com a identidade única de artistas como Barbarize, Jup do Bairro, Zegon, FBC, Sofia Freire, China Ina e a emocionante participação de Louise, filha de Chico Science, que estreia como cantora com uma versão pessoal de “Risoflora”.

A produção transcende o conceito de covers, com cada artista tendo total liberdade criativa para reinterpretar as canções. A série documental revela o processo artístico e performances exclusivas enriquecidas por projeções visuais da VJ Martina Van Steen. Um dos momentos marcantes é a “audição às cegas” no último episódio, que conta com a presença de figuras cruciais da obra original: o produtor Liminha, o guitarrista da Nação Zumbi Lúcio Maia e a jornalista Lorena Calábria.

A emoção tomou conta das gravações, especialmente para Marcelo D2, amigo de longa data de Chico Science, que reviveu memórias ao lado de Zegon na releitura de “Banditismo por uma questão de classe”. Duda Beat, conterrânea de Chico, assume a responsabilidade de reinterpretar a faixa título, enquanto China Ina divide “Salustiano Song” com Sofia Freire, destacando a importância do projeto em apresentar clássicos para novas audiências.

Além do lançamento digital, o álbum estará disponível em uma edição limitada em vinil, seguindo o sucesso da primeira temporada que homenageou “Acabou Chorare”. Com uma terceira temporada já confirmada, o Projeto Replay reafirma seu papel vital em celebrar a história da música brasileira, unindo gerações e revisitando obras atemporais com frescor e inovação.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *