Carol e Bóris, curta de animação de Vinícius Cristóvão, mostra amor de menina autista por seu cão com sensibilidade

Cena do curta Carol e Bóris ,de Vinícius Cristóvão © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A sensibilidade e a força do vínculo entre uma menina autista e um cão resgatado ganharam vida na tela com o lançamento do curta-metragem de animação “Carol e Bóris”, de Vinicius Cristóvão. A estreia, realizada no último 26 de abril, no Pátio Matosinhos, em São João del-Rei, Minas Gerais, emocionou o público e abriu um importante diálogo sobre autismo, inclusão e a conexão transformadora com os animais.

Dirigida por Vinícius Cristóvão, a animação de seis minutos narra a história de Carol, uma menina que encontra em Bóris, um cachorro marcado pelo abandono, um refúgio silencioso e acolhedor. A produção destaca a capacidade única dos animais de compreenderem e aceitarem as diferenças, como demonstrado na tocante cena em que Carol, pela primeira vez, se permite um abraço, direcionado exclusivamente a Bóris.

Lançamento do curta Carol e Bóris, de Vinícius Cristóvão © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

O lançamento oficial foi precedido por uma sessão especial na ASPAS (Associação Pró-Autistas) na sexta-feira, 25 de abril, dedicada a pessoas autistas e seus familiares, em um ambiente sensorialmente adaptado. O evento de sábado contou com uma programação diversificada, incluindo feira de adoção de animais, vacinação antirrábica gratuita e palestras sobre autismo e adoção responsável, em parceria com a ASPAS, a Sociedade Protetora dos Animais e o projeto Educação – Cães Terapêuticos.

Lançamento do curta Carol e Bóris, de Vinícius Cristóvão © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Inserido no Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, “Carol e Bóris” se apresenta como uma ferramenta poderosa para promover a empatia e o debate sobre a inclusão e o respeito às neurodiversidades. O curta, contemplado pelo Edital LPG Fomento Audiovisual de São João del-Rei, já nasce com o potencial de tocar corações e mentes, reforçando a importância de uma sociedade mais acolhedora para todas as infâncias.

O Blog do Arcanjo mostra o filme em primeira mão:

Lançamento do curta Carol e Bóris, de Vinícius Cristóvão © Divulgação Blog do Arcanjo 2025
Lançamento do curta Carol e Bóris, de Vinícius Cristóvão © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *