Carol e Bóris, curta de animação de Vinícius Cristóvão, mostra amor de menina autista por seu cão com sensibilidade

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A sensibilidade e a força do vínculo entre uma menina autista e um cão resgatado ganharam vida na tela com o lançamento do curta-metragem de animação “Carol e Bóris”, de Vinicius Cristóvão. A estreia, realizada no último 26 de abril, no Pátio Matosinhos, em São João del-Rei, Minas Gerais, emocionou o público e abriu um importante diálogo sobre autismo, inclusão e a conexão transformadora com os animais.
Dirigida por Vinícius Cristóvão, a animação de seis minutos narra a história de Carol, uma menina que encontra em Bóris, um cachorro marcado pelo abandono, um refúgio silencioso e acolhedor. A produção destaca a capacidade única dos animais de compreenderem e aceitarem as diferenças, como demonstrado na tocante cena em que Carol, pela primeira vez, se permite um abraço, direcionado exclusivamente a Bóris.

O lançamento oficial foi precedido por uma sessão especial na ASPAS (Associação Pró-Autistas) na sexta-feira, 25 de abril, dedicada a pessoas autistas e seus familiares, em um ambiente sensorialmente adaptado. O evento de sábado contou com uma programação diversificada, incluindo feira de adoção de animais, vacinação antirrábica gratuita e palestras sobre autismo e adoção responsável, em parceria com a ASPAS, a Sociedade Protetora dos Animais e o projeto Educação – Cães Terapêuticos.

Inserido no Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, “Carol e Bóris” se apresenta como uma ferramenta poderosa para promover a empatia e o debate sobre a inclusão e o respeito às neurodiversidades. O curta, contemplado pelo Edital LPG Fomento Audiovisual de São João del-Rei, já nasce com o potencial de tocar corações e mentes, reforçando a importância de uma sociedade mais acolhedora para todas as infâncias.
O Blog do Arcanjo mostra o filme em primeira mão:


Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.