Exposição Lugar Público – Muntadas poetiza Sesc Pompeia em diálogo com Lina Bo Bardi

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Sesc Pompeia se transmuta em território de reflexão com a chegada da exposição inédita “Lugar Público – Muntadas”. O artista espanhol Antoni Muntadas, com uma longa história de diálogo com o Brasil, estabelece uma conversa instigante entre sua obra crítica e a arquitetura icônica de Lina Bo Bardi, que projetou o Sesc Pompeia, o Masp e o Teatro Oficina, ocupando a Área de Convivência da unidade até 10 de agosto.
Com curadoria de Diego Matos, a mostra convida o público a uma experiência ativa, desdobrando-se em intervenções audiovisuais, textuais e dispositivos arquitetônicos que ecoam as preocupações de Lina com a ludicidade e o convívio social. A indagação “Para onde vamos?” em um letreiro luminoso e totens espelhados com frases provocativas incitam a reflexões sobre cidadania, urbanismo e a erosão da esfera pública.
Muntadas, radicado em Nova York, reafirma sua abordagem transdisciplinar, utilizando o espaço do Sesc como um “território de deriva”, onde o visitante é convidado a flanar e questionar o espaço urbano contemporâneo. A frase “Vida é edição” gravada em um tapete convida à pausa e à observação. Uma seção dedicada à memória revisita cartazes de projetos anteriores, traçando a trajetória de um artista que há décadas provoca nosso olhar sobre o mundo. Uma ocupação poética do espaço público.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.