Teatro Porto celebra 10 anos de trajetória que coleciona grandes nomes da cultura brasileira

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Ele é a sala mais acolhedora e com a mais elegante equipe da cidade de São Paulo. O Teatro Porto, inaugurado sob a voz genial de Ney Matogrosso em 6 de maio de 2015, ergue-se como um protagonista essencial da cena paulistana, colecionando histórias e emoções ao longo de seus dez anos de existência.
Com a marca impressionante de mais de 290 atrações e quase 700 mil espectadores, o espaço de 4.100 m² e capacidade para 508 pessoas fincado nos Campos Elíseos se consolidou como um palco plural, abrigando desde musicais grandiosos como o inaugural “Nine”, que tinha no elenco nomes como Betriz Segall e Myra Ruiz, até shows memoráveis de ícones como Elza Soares e Maria Rita, sem esquecer do público infantojuvenil com a Turma da Mônica e o Palavra Cantada.
O Teatro Porto conta com acessibilidade e infraestrutura completa: quatro camarins individuais, camarim coletivo, sala de ensaio e sala de imprensa para entrevistas e coletivas.
Um dos grandes fenômenos que ecoaram em sua caixa cênica foi “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, arrebatando mais de 86 mil almas em um ano de sessões invariavelmente esgotadas e em cartaz até junho deste ano.
Outras montagens emblemáticas que passaram pelo palco incluem O Camareiro com Tarcísio Meira, A Casa dos Budas Ditosos com Fernanda Torres, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? com Eva Wilma e Nicette Bruno, Dogville com Fábio Assunção e Mel Lisboa, e Misery, inspirado na obra de Stephen King.
Entre os musicais, destaque para Elza – O Musical, Alguma Coisa Podre, Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, A Era do Rock e Cole Porter – Ele Nunca Disse que Me Amava. No campo dos shows, passaram pelo palco nomes como Elza Soares, Jorge Aragão, Ângela Maria, Maria Rita, Criolo e Maestro João Carlos Martins. A programação infantil também marcou presença, com atrações como Turma da Mônica, Palavra Cantada e Beatles Para Crianças.
Mesmo durante o período sombrio da pandemia, o Teatro Porto manteve acesa a chama da cultura, migrando para o digital e promovendo encontros virtuais memoráveis, além de estrear espetáculos inovadores transmitidos diretamente de seu palco.
O reconhecimento pela excelência não tardou a chegar, com prêmios e citações que atestam a qualidade de suas instalações, atendimento e programação. Mais que um templo das artes, o Teatro Porto oferece mimos como estacionamento e van gratuita da Estação da Luz, facilitando o acesso à cultura.
Enquanto celebra seu decênio, o teatro segue pulsante, com a bem-sucedida temporada de “Rita Lee” em curso e a promessa do aguardado reencontro entre Marília Gabriela e Theodoro Cochrane em “A Última Entrevista de Marília Gabriela”.
Em dez anos, o Teatro Porto não apenas abriu suas cortinas, mas também conquistou um lugar cativo no coração dos paulistanos amantes da cultura, reafirmando o poder transformador da arte e o prazer do encontro no palco da vida.
Blog do Arcanjo lembra alguns nomes que passaram pelo palco e pela plateia do Teatro Porto nestes 10 anos




























Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.